A exemplo de Volkswagen e Hyundai, que lançaram recentemente motores de três cilindros 1.0 turbo, a Ford apresentou nesta quarta-feira (25) o bloco 1.0 EcoBoost no Brasil
O propulsor movido apenas a gasolina estreará por aqui em junho em duas versões do New Fiesta. Inicialmente disponível apenas com o câmbio automatizado PowerShift de seis marchas e dupla embreagem. Os blocos de 1.5 e 1.6 litro flex de quatro cilindros serão mantidos.
Elogiado pela crítica no exterior, o motor 1.0 EcoBoost é dotado de turbocompressor, injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas, entre outras tecnologias. Segundo a Ford, o pequeno propulsor gera 125 cv de potência a 6.500 rpm e 17,34 kgfm de torque entre 1.400 e 4.500 rpm. A marca diz que o 1.0 EcoBoost é 20% mais econômico e emite 15% menos poluentes que o bloco 1.6 16V aspirado de 128 cv e 16 kgfm de torque (quando abastecido com etanol).
Utilizado em modelos maiores na Europa, como Focus e Mondeo (Fusion), o propulsor leva o New Fiesta de 0 a 100 km/h em 9.6 segundos quando associado ao câmbio PowerShift. A marca é 20% inferior à do motor 1.6 16V com a mesma transmissão, que completa a prova de aceleração em 12.1 segundos.
Diferentemente dos motores da concorrência, que contam com a tecnologia bicombustível, o 1.0 EcoBoost é, por ora, movido apenas a gasolina. Ainda assim, com seus 125 cv, ele será o 1.0 mais potente do Brasil. Junto com o 2.0 turbo de 240 cv do Fusion, o novo motor representará 30% da gama da marca, mas a Ford promete a expansão da linha EcoBoost no Brasil para os próximos anos.
Além do bloco de 1.0 litro de três cilindros, a família global de motores EcoBoost é composta por propulsores 1.5, 1.6 e 2.3 litros de quatro cilindros, além dos 2.7 e 3.5 V6 (todos sobrealimentados com turbocompressores).
http://carrosdoalvaro.blogspot.com.br/2016/05/ford-new-fiesta-10-ecoboost-de-125.html
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