IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 29 de maio de 2016

REGIÃO NORDESTE -- A região Nordeste é a que possui mais estados entre as demais regiões brasileiras, sendo também a segunda mais populosa do país.

região Nordeste é uma das cinco regiões brasileiras conforme a divisão regional estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. É a segunda maior do Brasil em quantitativo populacional, atrás somente do Sudeste brasileiro. Os seus estados são: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A população do Nordeste, segundo estimativas do IBGE para 2013, é de 55.794.707 habitantes, perfazendo uma densidade demográfica de 35,8 habitantes para cada quilômetro quadrado. A maioria das capitais – todas, exceto Teresina – localiza-se ao longo do litoral, o que indica a grande concentração populacional e econômica do Nordeste nessa faixa da região. No geral, mais de 60% da população nordestina reside em cidades litorâneas.
Além de possuir a maior área territorial, o estado da Bahia é também o estado mais populoso da região, com mais de 15 milhões de habitantes, seguido pelo estado do Ceará, que possui mais de 8,7 milhões de pessoas residentes, segundo dados de 2013.
Economicamente, apesar dos muitos problemas apresentados nesse campo ao longo da história, o Nordeste é a região que mais cresce no Brasil, com elevações crescentes nos últimos anos do seu PIB, do PIB per capita e da participação no PIB nacional. Todavia, tais avanços ainda não se refletiram em melhorias na qualidade de vida da população, sobretudo na disponibilidade de infraestruturas, tais como o saneamento básico em várias localidades.
As migrações da população nordestina para outras regiões, notadamente o Sudeste e alguns pontos do Centro-Oeste e Sul, sempre foram um marco dessa região para o restante do país. Tal processo ocorreu em função das concentrações históricas e políticas, que resultaram na saída de muitas pessoas para outras localidades. Atualmente, diante das mudanças progressivas nas estruturas sociais e do inchamento das grandes cidades brasileiras, há em curso um processo de volta dos migrantes para suas origens, a chamada migração de retorno, algo que deve consolidar-se nos próximos anos.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
http://brasilescola.uol.com.br/brasil/regiao-nordeste.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário