IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Queda de cabelo


Principais causas da queda de cabelo em mulheres• Tendência genética

• Oscilações hormonais
• Dietas radicais
• Deficiência de minerais (ferro, cobre e zinco)
• Stress
• Problemas no couro cabeludo (como dermatites)

“A ditadura da magreza e os regimes drásticos estão por trás do problema”, acredita Bedin. Entre os especialistas, no entanto, não há consenso sobre como o stress interfere na queda de cabelo. Alguns defendem que o excesso de hormônios produzidos em situação de stress interfere na absorção de nutrientes essenciais à saúde e força dos fios. Outra teoria considera que o cabelo é o órgão de choque de algumas mulheres. Nelas, o stress fragilizaria os fios assim como em outras aparecem úlceras, por exemplo.

As alterações hormonais são também poderosos inimigos das cabeleiras. Não é à toa que as mulheres costumam notar o problema no período pós-parto ou na menopausa, quando os hormônios femininos despencam. E falhas em glândulas como os ovários, a tireoide ou as suprarrenais acabam despejando na circulação maior quantidade de testosterona, hormônio masculino que as mulheres produzem em pequenas quantidades e que interferem no crescimento dos fios.


Como tratar?Não perca a cabeça junto com o cabelo: nada de correr para a farmácia atrás da última novidade em xampus antiqueda. Esses produtos não tratam a raiz do problema, só atuam externamente, melhorando a aparência dos fios. Portanto, eles até podem servir de coadjuvantes, mas não resolvem. Antes de mais nada, é preciso saber exatamente o que está por trás do mal. E isso somente um especialista pode apontar. Diante de uma queixa de queda, o médico vasculha a vida e a saúde da paciente. É preciso afastar qualquer disfunção em glândulas ou doenças, checar se os níveis de ferro estão altos (é verdade que não basta estarem nos níveis normais, devem estar ao patamar intermediário para cima), dosar hormônios, avaliar a condição nutricional. Enfim, ele verifica tudo o que tem relação com a produção do cabelo. Só assim detecta o que pode estar causando o problema. “Quando a queda é percebida no início, os tratamentos costumam dar ótimos resultados", garante o dermatologista e especialista em transplante capilar João Carlos Pereira, de São José do Rio Preto (SP). Não existe um único tratamento nem remédio milagroso. Se o problema for relacionado a uma disfunção hormonal (da tireoide, por exemplo), deve-se corrigi-la com remédios específicos. Dependendo do desequilíbrio, os médicos podem receitar desde suplementos vitamínicos até anticoncepcional para regular os hormônios da mulher. O transplante só é indicado para casos muito graves: aqueles de origem genética, em que a calvície atinge um estado avançado, quando os fios já sumiram e não são repostos.



Como funcionam os tratamentos?Suplementos: de vitaminas e minerais que, em falta, podem contribuir para a queda de cabelo. Os principais são ferro, ácido fólico, vitaminas do complexo B, zinco e cobre. Além de procurar balancear a dieta, há produtos específicos no mercado com a função de repor essas substâncias em quem tem queda por deficiência nutricional.

Remédios para bloquear a ação da testosterona: a reação de uma fração desse hormônio masculino com uma enzima localizada nos folículos pilosos faz o cabelo cair em quem tem essa tendência.

Minoxidil: substância de uso local que melhora a irrigação do couro cabeludo, aumentando o aporte de nutrientes. Funciona em alguns casos, dependendo da causa da queda. Mas, se parar de tomar, o cabelo tende a cair novamente.

Laser de baixa intensidade: também melhora a irrigação do couro cabeludo. Tem efeito anti-inflamatório, que ajuda bastante no caso de dermatites.

Intradermoterapia: injeções de medicamentos (como estrógenos e minoxidil) diretamente no couro cabeludo, com o objetivo de acelerar o resultado do tratamento.

Cuidados que valem por um tratamentoA primeira lição é evitar as agressões, principalmente se os fios já estiverem enfraquecidos. “Mas as tinturas em geral não prejudicam tanto como o secador e a chapinha. Apesar de não fazer cair, o calor enfraquece ainda mais o cabelo”, ressalta a dermatologista Carolina Ferolla. Portanto, siga estes conselhos para não acentuar a queda.

• Lave o cabelo todos os dias com xampu neutro. Lavar não piora o quadro, ao contrário. Fios sujos ou malcuidados acabam abrindo caminho para outros problemas, como dermatites, que podem detonar a queda. Na hora de lavar, faça movimentos suaves com a ponta dos dedos. Repita a operação duas vezes e use condicionador, se quiser.
• Após o banho, desembarace com um pente de madeira com dentes largos. Comece pelas pontas e vá devagar.
• Antes de partir para o secador ou a chapinha, deixe secar um pouco naturalmente. O calor em excesso agride os fios.
• Não prenda imediatamente nem use tiaras. Prefira os elásticos de pano.

Faça a sua parte: para uma cabeleira saudável, inclua em todas as refeições uma fonte de proteínas (iogurte desnatado, peito de peru ou carnes magras), frutas e legumes (ricos em vitaminas). As vegetarianas têm na soja os nutrientes equivalentes aos encontardos na carne.


Nenhum comentário:

Postar um comentário