IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O uso do sal nas limpezas domésticas



Você que gosta de dicas de limpeza, veja essas que achei no site: http://www.nodoas.com


Este artigo tem a intenção de ajudar nas soluções de limpeza caseiras à base de sal, que pode ser usado puro ou diluído na água. Conheça, então, as diferentes formas de usar o sal na limpeza diária de sua casa e quais as superfícies que pode limpar com este produto.


SOLUÇÕES DE LIMPEZA À BASE DE SAL


O sal puro pode servir para diversas finalidades no cuidado da casa e na remoção de odores e manchas. Sal puro pode ser um desodorizador eficiente:
· Para remover os maus odores dos sapatos, especialmente dos tênis, coloque cerca de 2 colheres de sal em cada pé e esfregue um pouco. Coloque os sapatos ao sol cerca 30 minutos, retirando o sal em seguida.
· Para retirar o cheiro de cebola das mãos e das garrafas térmicas fechadas há muito tempo, basta aplicar sal, esfregar um pouco e depois enxaguar.
· Evita que se fixem manchas nos tecidos.
· Facilita a limpeza e remoção de manchas na louça:
· Sujidade provocada pelo leite fervido num recipiente de alumínio ou inox – aplique um pouco de sal na zona manchada e deixe atuar alguns minutos. Depois remova com uma esponja.
DICA: Esta solução de limpeza também é válida para facilitar a limpeza de ovos fritos que ficam incrustados na frigideira.
· Manchas deixadas nas panelas ao cozinhar alimentos gordurosos – polvilhe o recipiente com um pouco de sal e deixe descansar alguns minutos, retirando depois o excesso do sal com um pedaço de papel de cozinha. Depois, esfregue com o sal e lave como habitualmente.
· Manchas escuras e ressecadas deixadas por chá e café nas chávenas – aplique um pouco de sal, esfregue e enxágüe.
· Evita a propagação das nódoas de gordura em tecidos. Logo após o derrame da gordura, aplique um punhado de sal sobre a mancha para evitar que ela se espalhe.
· Absorve manchas de vinho derramadas sobre o sofá. Para tal, aplique sal, deixe descansar cerca de 15 minutos e ele irá absorver o excesso da bebida derramada no sofá.
SAL, VINAGRE E FARINHA DE TRIGO


Uma solução de limpeza preparada com sal, vinagre e farinha de trigo, revela-se muito útil para dar brilho a peças de decoração feitas de metal, estanho, bronze e cobre, bem como pias e maçanetas. Para tal, misture partes iguais de sal, vinagre e farinha de trigo, deixando as peças de molho por três horas. Depois tire a pasta de com uma escova macia e passe um pano para lustrar.






SAL, VINAGRE E LIMÃO


Além de serem temperos culinários, o sal, o vinagre e o limão também são excelentes para eliminar manchas de bolor da roupa. Prepare uma solução com os ingredientes em partes iguais, mergulhe as peças manchadas, coloque ao sol e deixe secar. Em seguida faça a lavagem normal.


SAL E AMIDO DE MILHO DILUÍDOS EM ÁGUA


A pasta formada com partes iguais de sal, água e amido também substitui o gesso de compra usado para tapar pequenos buracos ou fissuras nas paredes.


SAL E ÁGUA


· O sal, diluído em água, evita o amarelecimento de móveis em vime branco.
· Para retirar manchas de suor das roupas, dissolva 4 colheres de sal num litro de água e deixe as peças de molho durante 3 horas. Em seguida, lave a roupa como habitualmente.
· Depois de lavar a louça, mergulhe a esponja numa solução de água salgada para evitar que se desenvolvam micro-organismos. O mesmo princípio se aplica para as tábuas de madeira da cozinha (de cortar pão, carne e legumes). Depois de lavar, passe um pano embebido em água salgada. Este procedimento, além de ajudar a desinfetar a tábua, deixará a madeira mais bonita.
· Quando as panelas ou o tabuleiro do forno ficam com restos de comida queimada, borrife com uma solução preparada com água, sal e canela em partes iguais. Além de ajudar a remover a sujidade, esta solução eliminar o mau cheiro da comida queimada. Depois basta tirar o sal seco com uma escova macia e fazer a limpeza normal.
· Para evitar entupimentos provocados pelo acumular de gordura no cano do lava-louça, deite água bastante salgada na pia. Em seguida, enxágüe com água limpa.
· Outra finalidade desta solução é eliminar ecologicamente os indesejados insetos. Tal é possível porque, ao entrarem em contacto com o sal diluído na água, os insetos sofrem uma desidratação. Para conseguir, dissolva o sal em água e borrife os cantos da casa para afastar formigas e outros insetos.
· Se pretende afastar traças, utilize também uma solução de água salgada. Caso tenha tapetes de lã, deverá limpar o chão por baixo deste com a água salgada.
DICA: Se quiser realçar as cores dos tapetes, passe sobre ele um pano úmido com água salgada, seguindo o sentido das fibras.
A água salgada também é uma ótima aliada para afastar as pulgas. Para tal, basta que borrife água salgada na casinha onde fica o seu cão, deixando atuar 1 hora.
SAL E ÁLCOOL


Para limpar manchas dos tapetes, prepare uma solução de limpeza caseira com 1 colher (chá) de sal e 4 colheres (chá) de álcool. Misture bem a solução, aplique-a sobre as manchas gordurosas dos tapetes e verá que é um poderoso anti-manchas.


SAL E ÓLEO


Para retirar as manchas de copos sobre as mesas de madeira, basta preparar uma pasta oleosa com sal (na proporção de 1 medida de sal para 2 de óleo) e aplicar na área a tratar. Em seguida, passe um pano seco para retirar a pasta de limpeza.


SAL E BICARBONATO


Para limpar o frigorífico, dissolva 1 colher de bicarbonato e uma colher de sal num litro de água. Além de facilitar a limpeza do frigorífico, esta solução salgada ajuda a eliminar maus odores sem ter de recorrer a produtos químicos.
O sal e o bicarbonato também são excelentes para tirar o amarelo das roupas de algodão e linho brancos. Para conseguir, dissolva 1 colher de bicarbonato e uma colher de sal num litro de água, leve ao fogo e ferva as peças nessa solução.

Para dar mais brilho às pratas, deixe as peças imersas trinta minutos numa solução preparada com 3 colheres de sal, 3 colheres de bicarbonato e 1 litro de água.Fonte: http://www.nodoas.com/o-sal-nas-limpezas-domesticas/#sthash.0RvjgBlX.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário