IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Aprendendo a criar uma rotina de organização para a sua casa


1º - Sempre deixe a pia da cozinha limpa. Inclusive, você aprende métodos
interessantes para deixar a sua pia brilhando. Você precisa sempre lavar a louça e deixar a cozinha organizadinha. No início você acha difícil, mas se você iniciar o método do início, com pequenos passos, aos poucos tudo fica fácil e vai conseguir organizar a sua vida.



2º- Estabeleça uma rotina matinal: Comece organizando a sua cama ao acordar (indo trabalhar ou ficando em casa, isso é primordial), depois tome banho, dê uma organizada rápida no banheiro, penteio o cabelo, vista sua roupa, tome seu café da manhã. Se der tempo ponha a roupa na máquina de lavar antes do café da manhã. Eu prefiro fazer esse processo à noite ou escolher um dia da semana específico para isso.


3º - Cronometre tudo. É importante estipular metas: toda tarefa tem que ser feita em 15 minutos. Parece pouco, mas você vai ver quanta coisa dá pra fazer nesse tempo.


4º - Nunca deixe nada para o dia seguinte!
5º - Organização das compras:
Sempre limpe a geladeira no dia anterior às compras. Ela estará vazia e ficará pronta para receber os alimentos fresquinhos.


6º- Faça anotações e otimize seu tempo:
Anote o aniversário de parentes e amigos na agenda. Escolha um dia do mês (após o pagamento), almoce mais rápido e passe na lojinha perto do trabalho para comprar os presentes de todos os aniversariantes do mês.
Tenha telefones de tudo o que for delivery: supermercado, farmácia, gás... Isso facilita a vida na correria. Muitos não cobram taxa e levam até máquina de débito. Fácil assim!


7º- Faça pausas: sempre que somar 45 minutos de atividades, pare 15 para um lanche, ir ao banheiro e descansar, claro.


8º. Para se organizar, é preciso desapegar de algumas coisas sem utilidades que você insiste em guardar em sua casa. Pegue caixas (uma para guardar, outra doar e a terceira para lixo) e separe tudo o que está jogado pela casa (sapatos na sala, brinquedos no corredor...). Você tem 15 minutos para recolher tudo! Isso vai mudar a energia do ambiente. E determine onde você irá guardar suas coisas de acordo com a quantidade de vezes que as usa.


9º - Faça cada atividade destas uma vez por semana:


Lavar as roupas (um dia só para roupa de cama e toalhas, outro para roupas claras...), trocar as roupas de cama, trocar toalhas, tapetes e panos de prato. Comigo esse item não dá certo, vida de professora é cheia de atribuições, como corrigir cadernos, elaborar provas, etc. Então prefiro escolher um ou dois dias só para esta tarefa. Tenho um quadro semanal de rotina para me organizar melhor.


10º- Divida a sua casa em cinco zonas:
Depois de se livrar de toda a bagunça, é hora da limpeza detalhada: dedique um dia da semana só para um canto da casa. Utilize o celular para cronometrar 15 minutos! Veja um exemplo de como se organizar.



* Tabela: reprodução revista VIVA MAIS!


11º - Faça um diário: Pegue um caderno, um fichário ou uma agenda para anotar tudo: rotina, listas, cronogramas, cardápios, contas... Eu tenho uma pasta catálogo, depois posto para vocês e a minha agenda que levo para todos os lugares, que possui um post-it para anotar tudo de interessante e importante.


12º- Crie uma rotina no trabalho:
Chegue mais cedo para ver e-mails, ler notícias, fazer ligações pessoais. Volte 10 minutos mais cedo do almoço para dar uma olhada no seu site favorito. Isso eu prefiro fazer em casa, pois aproveito para atualizar meus blogs.
Antes de sair, arrume a mesa e liste suas obrigações futuras.


13º - Prepare um cardápio mensal:
Durante um mês, anote tudo o que você prepara para as refeições. Depois monte seu cardápio mensal. Assim, você faz uma lista de compras planejada e economiza tempo e dinheiro na hora de ir ao supermercado.


14º - Tenha uma rotina à noite:
Quando chegar em casa troque de roupa e coloque seu tênis. Seu cérebro precisa saber que novamente as coisas mudaram. Ajude as crianças com as coisas da escola (lanche, dever e uniforme) e curta o maridão (para quem for casada). Depois do jantar, deixe a pia vazia e limpa. Tire o lixo, regue as plantas, cuide do pet. Arrume a mesa para o café da manhã e faça a lista de tarefas do dia seguinte. Tome um banho bem gostoso e boa noite!
Você pode montar no computador e imprimir uma rotina matinal e noturna que poderá te auxiliar também.


15º - Aproveite o fim de semana!
Esse item é o mais difícil, por isso estou tentando fazer todas as sugestões do método, para quando chegar no fim de semana eu possa realmente descansar e aproveitar melhor o meu fim de semana.

Mas acho esses métodos de organização muito válidos para pessoas como eu, que tem uma vida cheia de atribuições.

http://asmulheresdehoje.blogspot.com.br/2013/08/aprendendo-criar-uma-rotina-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário