IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 10 de abril de 2014

GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: Saiba Mais Sobre o Sistema Solar.

O sistema solar é uma composição constituída pelo conjunto de corpos celestes que orbitam em torno do Sol, porém estão sob a sua influência gravitacional. Dentre estes vários corpos os maiores são os chamados deplanetas que totalizam oito, seguidos ainda pelos cinco planetas anões e ainda vários satélites naturais e vários outros corpos menores, como por exemplo asteroides e cometas. As primeiras teorias de movimento dos corpos sugeriam que os planetas e o sol giravam em torno da Terra, esta que estava no centro de um universo. Apesar disto Nicolau Copérnico provou que a Terra e todos os demais corpos orbitavam a estrela criando assim os modelos chamados heliocêntricos.

E depois disto os cientistas buscaram uma série de relações numéricas que pudessem descrever os movimentos dos corpos. E por este motivo foram elaboradas diversas leis e teorias, como por exemplo as de Kepler e ainda as de Newton. Apesar disto hoje, se sabe que o método mais adequado para se descrever estes movimentos dos corpos em torno do Sol é a chamada Teoria da Relatividade de Einstein.

O Sol, o astro mais importante

O Sol é a estrela que se localiza no centro do Sistema Solar. O que irá compreender mais de 99% da massa do sistema que é composto principalmente por hidrogênio e hélio, gerando assim sua energia a partir de uma fusão nuclear. Os quatro primeiros planetas são os chamados planetas telúricos e ainda por terem a sua superfície sólida e ainda rochosa. E destes a Terra é o maior e ainda único conhecido que abriga ida. Além da órbita de Marte, existe ainda uma região que é muito povoada por uma série de corpos celestes menores formando o famoso Cinturão de Asteróides onde fica localizado o planeta anão Ceres. A seguir estão planetas que são chamados de Gigantes Gasosos como Júpter que conta com dezenas de satélites naturais com características bastante diferentes umas das outras. Saturno também é bastante famoso por seu sistema de anéis característico, além disto a órbita de Netuno o último planeta se encontra em outra região povoada por incontáveis corpos menores.

12 Fotos e Imagens de Saiba Mais Sobre o Sistema Solar
FONTE:
http://www.mentebrilhante.com/saiba-mais-sobre-sistema-solar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário