IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Dramatização - A Páscoa do coelhinho cinza.


A Páscoa do Coelhinho Cinza


(Qual é o Verdadeiro Significado da Páscoa?) 

Personagens: Coelhinho Cinza,Vovô Coelho,Comissão da páscoa (três coelhos)

Cena 1

Vovô Coelho e Coelhinho Cinza estão brincando num canto. Coelhinho Cinza tenta responder as adivinhações feitas pelo Vovô Coelho.

Coelhinho Cinza

Mais uma Vovô! Diz mais uma!

Vovô Coelho 

Deixa eu ver se eu me lembro... Na minha idade a memória não ajuda... Ah, já sei! O que é, o que é: tem orelha de Coelho, rabo de coelho e não é coelho?

Coelhinho Cinza 

Ah, Vovô, essa é fácil! O que tem orelha de coelho, rabo de coelho e não é um coelho? Todo mundo sabe essa!

Vovô Coelho 

Ah, Coelhinho Cinza! Você sabe mesmo?

Coelhinho Cinza 

(Perguntando para a platéia) Vocês sabem essa? O que tem orelha de coelho, rabo de coelho e não é um coelho? (Espera a resposta da platéia por um tempo e depois fala para o avô e para a platéia) É... uma coelha!

Vovô Coelho 

Ah, Coelhinho Cinza! Você é muito esperto! Um dia vai ser um "Coelho da Páscoa"!

Coelhinho Cinza 

Pergunta outra vovô!

Vovô Coelho 

Essa eu quero ver: O que é, o que é: o que está no meio do ovo?

Coelhinho Cinza 

(Fala para a platéia) Alguém sabe essa? (Espera a resposta da platéia por um tempo)... é a letra "v"!

Vovô Coelho 

Muito bem, muito bem!

Vovô Coelho e Coelhinho Cinza podem fazer novas perguntas à platéia, "adivinhas" relacionadas a coelhos ou ovos ou páscoa.

Coelhinho Cinza 

Vovô Coelho, será que eles vão me selecionar para o teste de "Coelho da Páscoa"? 

Vovô Coelho 

Claro, a qualquer momento vão bater à porta e vão chamar você!

Coelhinho Cinza 

Verdade?

Vovô Coelho 

Claro!

A campainha toca ou batem a porta, Vovô Coelho vai atender

Coelhinho Cinza 

Ai, que aflição! Será que é a carta me convocando para o teste de "Coelho da Páscoa"? 

Vovô Coelho volta com uma carta na mão 

Vovô Coelho 

Carta para o Sr. Coelhinho Cinza, urgente!

Coelhinho Cinza 

Meu nome é "Coelhinho Cinza", e não "Coelhinho Cinza Urgente"!

Vovô Coelho 

Ah, ah, ah! Esse meu neto!

Coelhinho Cinza 

Leia para mim, vovô!

Vovô Coelho abre a carta e lê. 

Vovô Coelho 

(Lendo a carta) Prezado Coelhinho Cinza: você foi pré-selecionado para o teste de "Coelho da Páscoa" deste ano. Esta tarefa é muito importante e para ser escolhido precisa realizar um teste e responder qual é o verdadeiro significado da Páscoa para você. Compareça à comissão de Páscoa para realizar o teste e, quem sabe, ser aprovado. Boa sorte!

Coelhinho Cinza 

Puxa vida! Como vou responder isso! Eu não sei o verdadeiro significado da Páscoa!

Vovô Coelho 

Você vai ter de pesquisar e estudar sobre esse assunto!

Coelhinho Cinza 

O que é "pesquisar"?

Vovô Coelho 

Ora, é procurar as respostas ao que se quer saber! 

Coelhinho Cinza 

Procurar? Onde?

Vovô Coelho 

Em todo lugar! Depende da pesquisa: pode ser em livros, pode ser em jornais, revistas ou ouvindo um programa no rádio ou na televisão... Até na Internet! Pode ser entrevistando quem conhece o assunto, por exemplo... 

Coelhinho Cinza 

Então vou pesquisar! Tchau, Vovô Coelho! 

Coelhinho Cinza abraça o avô e sai correndo. 



Coelhinho Cinza (sai correndo.Vou pesquisar na biblioteca! Tchau!

pega um dicionário e pesquisa)

Está na hora de encontrar a comissão de Páscoa e eu ainda não sei o verdadeiro significado! Aqui diz várias coisas, olhem só: (pega o livro e lê) 1- Antigamente, a Páscoa tinha o significado de libertação; 2- Páscoa, na língua hebraica é "pessach", que significa "passagem"; 3 - Festa em que se distribuem ovos. 4- Ressureição de Jesus Cristo; 5- Também, antigamente, a festa teve sua origem na volta da Primavera... 6-...

Coelhinho Cinza 

Puxa! (Vira-se para a platéia e pergunta um a um a quantos espectadores quiser, alunos, colegas, professores) Qual é o verdadeiro significado da Páscoa para você? 

Entram os coelhos da "Comissão de Páscoa", são 3 coelhos ao todo, O Coelho Sábio, Coelha Rosa e Coelho Azul.

Coelho Sábio 

Você é o Coelhinho Cinza, não é?

Coelhinho Cinza 

Sim, vim preparado para o teste, mas...

Coelho Sábio 

Eu sou o Coelho Sábio, Esta é a Coelha Rosa e este é o Coelho Azul.

Todos cumprimentam Coelhinho Cinza com aperto de mãos 

Coelhinho Cinza 

(Começa a chorar) Eu... eu não sei a resposta, não vou poder fazer o teste!

Eles confortam Coelhinho Cinza. 

Coelha Rosa 

Calma! Não se preocupe, só viemos entregar uma coisa a você!

Coelho Azul 

Queremos dar uma chave para você!

Coelho Sábio 

Com essa chave, você aprenderá muito! 

Coelhinho Cinza 

(Parando de chorar) Eu... eu vou conseguir descobrir a resposta com essa chave? É uma chave mágica?

Coelha Rosa 

Não! É apenas a chave do depósito de ovos de páscoa! Viemos entregar a você! Cada um de nós da comissão recolhe os ovos e guarda eles em uma caixa de cada cor no depósito de ovos de páscoa. 

Coelho Azul 

Todo "Coelho de Páscoa" deve mostrar que é responsável e capaz de guardar os ovos da Páscoa!

Coelho Sábio 

Com essa chave, você será responsável pelos ovos de Páscoa de todo mundo! Se mostrar que pode cuidar deles, estará pronto para responder o teste sobre o verdadeiro significado da Páscoa!

Coelhinho Cinza 

E se eu não consegui descobrir? Eu sou o primeiro coelho de cor cinza a fazer o teste!

Coelha Rosa 

Não se preocupe, quando for o momento certo, você vai saber a resposta!

Coelho Azul 

Todos nós já passamos por isso! 

Coelho Sábio 

Você vai conseguir, não se preocupe! 

Todos os coelhos saem, Coelhinho Cinza fica só. Olha para a chave pensativamente.

Coelhinho Cinza 

(Preocupado) Puxa, quanta responsabilidade! Espero que nada aconteça com os ovos, ou eu vou perder minha chance de ser um "Coelhinho da Páscoa"!

Coelhinho Cinza permanece em cena com a chave ( Se houver alguma música suave para colocar na apresentação deste texto, este é um bom momento). 

Coelhinho Cinza 

Eu quero me tornar um "Coelhinho da Páscoa"! Melhor é eu ir cuidar dos ovos, ver se eles estão bem guardados.

A comissão de Páscoa (Coelha Rosa, Coelho Azul e Coelho Sábio) entram correndo e gritando. 

Comissão de Páscoa 

Os ovos desapareceram! Os ovos desapareceram! 

Coelho Cinza 

Não fui eu que perdi os ovos! Eu nem cheguei perto do depósito! Ah, não! Eu devia ter ido lá, cuidar deles, e agora tudo está perdido! Eu era o responsável pelos ovos! (começa a chorar) A páscoa de todo mundo está perdida! Tudo culpa minha! Só porque eu sou diferente, sou um coelho de cor cinza tudo é diferente para mim! 

Coelhinho Cinza sai correndo.

Comissão de Páscoa 

Espere, Coelhinho Cinza! Não fuja!

Coelho Sábio 

Vamos atrás dele! Precisamos interrogar aquele coelhinho!

Todos saem de cena. 

Vovô Coelho entra em cena, tranqüilo. Logo depois Coelhinho Cinza entra em cena correndo.

Coelhinho Cinza 

Vovô! Vovô! Socorro! Os ovos sumiram! Eu deixei os ovos sumirem!

Vovô Coelho 

O que foi, meu neto? O que está acontecendo? Por que você está tão nervoso? 

Coelhinho Cinza 

A comissão... Eles... me deram uma chave... Os ovos sumiram! Eu deixei os ovos sumirem!

Vovô Coelho 

Espere, explique isso direito... Você fez alguma coisa errada? 

Coelhinho Cinza 

(furioso) Não, mas eu sou um coelho cinza! Um coelho cinza não pode ser "Coelho da Páscoa"! Estou com muita raiva! Quero acabar com tudo se os ovos aparecessem agora eu mesmo sumiria com eles!

Vovô Coelho 

Vamos com calma. Não diga bobagens, você é um ótimo coelho e a cor do pelo não é motivo para ficar se menosprezando. Você é muito responsável, você sempre cuida de mim! Além disso é muito inteligente, vai descobrir o que aconteceu com os ovos! Você deve ser como sempre foi, não deixe a tristeza e a raiva invadirem seu coração. Você é um bom coelhinho! 

Coelhinho Cinza 

Acha mesmo?

Vovô Coelho 

Você fugiu deles?

Coelhinho Cinza 

Fiquei com medo que eles pensassem que eu era o culpado de tudo... porque eu sou diferente dos outros coelhos. 

Vovô Coelho 

Não se preocupe, tudo vai se resolver. Vamos procurar a Comissão de Páscoa e descobrir o que aconteceu. Os ovos não podem sumir, só eles têm a chave, além de você. Vamos procurar a Comissão... e explicar-lhes que …A comemoração da Páscoa remonta das antigas festas de final do frio e escuro inverno e chegada da primavera. Em que isto poderia estar relacionado com o verdadeiro significado da Páscoa e o sumiço dos ovos?

Coelho Cinza 

A Páscoa ainda é uma festa, esta é a relação, mas, para mim, pessoalmente, o fato de ser apenas um Coelhinho Cinza e poder passar a ser o "Coelho da Páscoa", também está relacionado com a passagem da escuridão para a luz, do crescimento de flores, de plantas brotando... isto tudo está relacionado ao meu crescimento, também, portanto não peguei ovos nenhum!

Comissão da páscoa 

Que linda resposta! Mas confesso que eu já esperava por ela! Confio totalmente em sua capacidade para ser um "Coelho da Páscoa"!

Coelhinho Cinza 

Obrigado!

A Páscoa, para os cristãos, está ligada a ressurreição de Jesus Cristo. O que isto significa para você?

Coelhinho Cinza 

Eu estava indo para o caminho errado, meu coração estava no frio e na escuridão. Percebo que no meu coração, fui, por alguns instantes, mau e quis ser vingativo e acabar com tudo. Ao libertar meu coração do medo, da dor e da mágoa, fiz renascer em mim a fé e a bondade que deve mover todas as pessoas. É assim que eu vejo o significado da Páscoa para mim: o renascimento de um Coelhinho Cinza para o bem!

Coelhinho Cinza 

Esperem, não acabei! Não foi só isso: descobri novos significados! Também descobri que tenho muitos amigos e a família que podem me ajudar e que a Páscoa pode ter o significado de reencontro! E descobri também que adoro dar presentes e que a Páscoa pode significar bondade! Reencontro, Amizade, Bondade, Renascimento, Passagem... cada vez descubro novos significados para mim!

Comissão da Páscoa

Parabéns! Mas, para você... qual é o verdadeiro significado? 

Coelhinho Cinza 

Tudo isso significa que... que... Significa que todos os significados são verdadeiros! Mesmo que isso inclua a alegria de dividir ovos de chocolate entre as crianças! 

Todos 

Viva o Coelhinho Cinza! Viva o "Coelho da Páscoa"! 

Todos começam a cantar uma canção de páscoa

Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim, um ovo, dois ovos, três ovos assim…

Autor Victor Sant'Anna Textos

http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2010/03/dramatizacao-pascoa-do-coelhinho-cinza.html
Retirado da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário