IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 10 de abril de 2014

GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: Como se Forma um Meteorito.

A entrada de um meteoroide na atmosfera Terrestre sempre se apresenta com um belo efeito visual, e ás vezes auditivo pela queima do corpo celeste na atmosfera e ainda pelo atrito em nossa atmosfera, que neste caso é mais chamada de forma comum de meteoro. Apesar disto quando um destes luminosos meteoros chegam a entrar em contato com o solo, são os chamados meteoritos. Apesar disto mesmo que se a sua entrada e choque com o solo não sejam detectadas, mesmo assim poderemos reconhecer um meteorito devido aos contrastes com relação as rochas naturais da Terra. Estas que antes de chegar aqui, orbitavam em torno do Sol durante mais de 4.500 milhões de anos.
Os meteoritos são muito úteis para os geólogos planetários, são amostras de corpos celestes e principalmente asteroides, para as conseguir, é preciso depender dos acasos como a captura pela gravidade da Terra, de chegar ao cair no solo e ainda ser descoberto antes que estes processos químicos possam modificar boas partes de suas características. E por enquanto esta e a única forma de se conseguir amostras até que as naves espaciais possam pousar em asteroides e recolher amostras, para que possam as trazer para serem analisadas em nossos laboratórios na Terra. Levando em conta pontos de vista científicos, este material que vem do espaço exterior é algo imprescindível para que possamos dar uma primeira vista nos materiais que se constituem no Sistema Solar interno.
Os meteoritos mais antigos são os resíduos dos primeiros processos que tiveram um lugar em nossos sistemas solares há mais de 4.600 milhões de anos, onde na nebulosa solar de poeira e gases, esta que posteriormente iria vir a ser o Sol. E este mesmo material em rotação deverá constituir de materiais muito mais primitivos a partir dos quais foram formados os planetas e ainda toda a família solar. Os aglomerados de grãos, poeiras e também gases acabam se formando de uma fusão de materiais e gases que formam esferas rochosas que conhecemos como os condrulos, material que serve de base para os meteoritos que caem diariamente no nosso planeta.

 Imagens de Como se Forma um Meteorito
FONTE:
http://www.mentebrilhante.com/como-se-forma-um-meteorito/

Nenhum comentário:

Postar um comentário