IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 10 de abril de 2014

GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: O Que é a Lua. Conheça Mais Sobre a Lua.

A Lua é o único satélite natural da Terra, ficando a uma distância em torno de 384.405 km de nosso planeta.
De acordo com as últimas contagens, mais de 150 luas existem em nosso sistema solar, para se ter uma ideia só em Netuno, é possível encontrar mais de 13 delas, já Urano por 27; Saturno tem 60; Júpiter é o que tem mais até então e possui 64. A lua terrestre não é a maior de todo o sistema solar, a maior é Ganimedes, uma das luas de Júpiter que tem um tamanho até mesmo superior que o da terra. Apesar disto a nossa lua continua sendo a maior em relação ao seu planeta, tendo um tamanho equivalente a 1/4 do tamanho da Terra e 1/6 de sua gravidade. Sendo assim é o único corpo celeste visitado por seres humanos, e até onde a NASA pretende futuramente implantar bases permanentes.

O satélite quando é visto da Terra apresenta fases e normalmente sempre exibe a sua mesma a face, uma situação chamada de acoplamento de maré, o que gera inúmeras especulações sobre o chamado lado escuro da Lua, este que na verdade fica iluminado quando estamos no período de lua nova. Seus períodos de rotação são iguais ao período de translação. A lua ainda não conta com uma atmosfera e apresenta água de forma muito escassa em estado sólido em formas de cristais de gelo. Não conta com uma atmosfera pois não existe erosão e a superfície da lua se mantêm intacta por milhões de anos, sendo afetada apenas pela colisão de meteoritos.

A lua é a principal responsável por efeitos de maré que acontecem na Terra, e em seguida vem o sol que por sua vez é importante porém conta com uma participação muito menor. É possível se dizer que o efeito de maré aqui na Terra como sendo a tendência de os oceanos acompanharem o movimento de órbita da lua, sendo que este efeito causa um atrito com o fundo do oceano atrasando assim o movimento de rotação da Terra, afastando a lua em torno de 3 centímetros por ano.

12 Fotos e Imagens de O Que é a Lua. Conheça Mais Sobre a Lua
FONTE:
http://www.mentebrilhante.com/e-lua-conheca-mais-sobre-lua/

Nenhum comentário:

Postar um comentário