IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 10 de janeiro de 2015

GEOGRAFIA: O que são os boias-frias?

O que são os boias-frias?

Por Nicoli Tomazella
Os boias-frias são assim conhecidos devido ao modo como se alimentam diariamente, quando saem para trabalhar de madrugada levam a comida pronta, mas não há meios para esquentá-los e consomem a comida fria.

Foto: Reprodução
O modo de vida

Normalmente, quem é boia-fria sempre viveu no campo e não possui diploma de nenhum grau escolar. A maioria das pessoas que trabalha dessa forma é analfabeta ou semianalfabeta.

Ainda existem muitos boias-frias no Brasil vivendo em situações muito precárias, e poucas pessoas ficam informadas sobre isso. Por outro lado, há diversas instituições que tentam combater esse tipo de trabalho, fazendo com que os trabalhadores tenham mais estruturas para cumprir seus afazeres. Uma das organizações é formada por representantes do Brasil, França, África, Burquina-Faso, Paraguai e Madagascar, a “Sucre-Ethique” (Açúcar–Ético), onde o objetivo é reunir sindicatos, produtores, indústrias açucareiras e a sociedade civil em busca de melhores condições sociais e ambientais.

Com esse modo de vida precário o boia-fria acaba se esforçando ao extremo e devido também às condições precárias alguns até morrem durante o trabalho.
As condições do trabalho

O maior problema da profissão é a condição em que essas pessoas são submetidas a trabalhar. Muitos dos casos desses trabalhadores são comparados ao trabalho escravo.

Esses casos de trabalho excessivos ocorrem com mais frequência do que as pessoas têmconhecimento, como em julho de 2007 em Ribeirão Preto interior de São Paulo, uma denúncia foi feita alegando a morte de quinze pessoas por causa do trabalho em más condições na colheita de cana de açúcar.

As condições de salário também são precárias, muito trabalho para pouco recebimento. A carga horária varia entre dez e doze horas por dia, com o único tempo de descanso para o almoço de trinta minutos.

Devido a toda essa precariedade do trabalho do boia-fria, várias reportagens já foram feitas para alcançar alguma ajuda positiva para eles, e muitas conseguiram.

O álcool está cada dia mais em ascensão no Brasil, assim as centenas de usinas e empresas têm oferecido melhorias nas condições de trabalho, algumas dessas melhorias são: a alimentação com boa qualidade, a carteira assinada, roupas adequadas e o uso de equipamentos de segurança.

http://www.estudopratico.com.br/o-que-sao-os-boias-frias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário