IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 10 de janeiro de 2015

GEOGRAFIA - Biocombustíveis

Biocombustíveis

Por Débora Silva
Os biocombustíveis são fontes de energia renováveis, produzidos a partir de biomassa, ou seja, de material constituído por substâncias de origem orgânica (vegetal, animal e micro-organismos), e que permitem a ciclagem da matéria na natureza. São obtidos a partir de matérias-primas como a cana-de-açúcar, o milho, oleaginosas, resíduos agropecuários, entre outras. A sua utilização pode ser feita a partir de sua forma bruta (como a madeira) ou de resíduos agrícolas, florestais e pecuários (como excrementos de animais) e, ainda, a partir do lixo orgânico.
Foto: Reproução

Segundo dados da AIE (Agência Internacional de Energia), cerca de 87% do combustível consumido no mundo é de origem fóssil, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural. O problema é que essas substâncias são finitas, um dia desaparecerão da natureza, e são extremamente poluentes. A partir disso, surge a necessidade de se pensar no desenvolvimento de combustíveis de origem renovável e é aí que os biocombustíveis aparecem como uma alternativa eficaz.
Tipos de biocombustíveis

Biodiesel: Combustível obtido a partir de óleos vegetais e pode ser utilizado em motores diesel, seja puro ou misturado ao diesel fóssil. As principais culturas voltadas à produção do biodiesel são as de soja, mamona, dendê, algodão e pinhão-manso.

Etanol: O etanol pertence ao grupo dos alcoóis, e é incolor, solúvel em água e extraído através do processo de fermentação da sacarose de matérias-primas como o milho, a cana-de-açúcar, a uva e beterraba.
As vantagens e as desvantagens dos biocombustíveis

Vários estudiosos defendem o uso dos biocombustíveis, destacando-se duas principais vantagens: a significativa redução de gases poluentes e o fato de serem fontes renováveis de energia.

Outras vantagens do uso dos biocombustíveis:
Os biocombustíveis possibilitam o fechamento do ciclo do carbono, contribuindo para a estabilização da concentração desse gás na atmosfera e isso contribui para conter o aquecimento global;
No Brasil, há uma grande área para cultivo de plantas que podem ser utilizadas para a produção de biocombustíveis;
Geração de emprego e renda no campo, evitando a grande concentração de população nas cidades;
Menor investimento financeiro em pesquisas;
O biodiesel substitui o óleo diesel sem necessidade de ajustes no motor;
Contribui com redução do lixo no planeta, pois o lixo pode ser usado na produção de biocombustível;
Manuseio e armazenamento mais seguros que os dos combustíveis fósseis.
Mesmo com muitas vantagens, estudiosos ainda apontam algumas desvantagens no uso de biocombustíveis. Confira algumas delas a seguir:
Grande consumo de energia para a sua produção;
Aumento do consumo de água para a irrigação das culturas;
Redução da biodiversidade;
Contaminação de lençóis freáticos por nitritos e nitratos.

http://www.estudopratico.com.br/biocombustiveis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário