IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 10 de janeiro de 2015

GEOGRAFIA: Minerais e rochas

Minerais e rochas

Por Nicoli Tomazella

Minerais

Os minerais são substâncias encontradas na natureza, resultantes de milhões de anos de procedimento natural e inorgânico. Existem também minerais que são de origem orgânica, como o petróleo. Com exceção da água e do mercúrio, os minerais apresentam forma sólida. Suas principais propriedades são: a estrutura, a clivagem, a fratura e a dureza. Eles são classificados em metálicos – como o ferro, o manganês, o alumínio – e não metálicos – como o fosfato, o nitrato, o enxofre, o cloreto de sódio.

Foto: Reprodução
Rochas

As rochas são formadas por dois ou mais tipos de minerais agrupados. Existem três classificações para as rochas, conforme sua formação: magmáticas, sedimentares e metamórficas.
Rochas magmáticas

Esse tipo de rocha é formado no interior da Terra pelo magma, onde é fundida em alta temperatura e expelida durante as erupções dos vulcões. Outras vezes ficam pelas proximidades da superfície, onde se resfriam e se solidificam. São conhecidas também como rochas ígneas.

Foto: Reprodução

É subdividida em dois grupos: rochas ígneas intrusivas, essas são formadas pelo resfriamento muito lento do magma, são as rochas mais antigas da Terra, como exemplo pode ser citado o granito, sienito e o diabásio; e as rochas ígneas extrusivas, elas são formadas pelo resfriamento rápido da lava vulcânica com o contato com a água dos oceanos ou com a atmosfera, exemplo dessa rocha pode ser o basalto, o riólito e o vidro basáltico.
Rochas sedimentares

Também conhecidas como rochas secundares, essa rocha é formada a partir de sedimentos arrancados de outras rochas que sofreram erosão ou de materiais orgânicos e são depositados em regiões de relevo rebaixado.

Pode ser dividida em três tipos: clásticas, orgânicas e químicas.

As rochas clásticas, são formadas por detritos de outras rochas antigas, também são chamadas de detríticas, de exemplo podemos citar o Arenito, o Tilito, entre outros. As rochas orgânicas são formadas por restos de animais e vegetais mortos, que vão se acumulando nos locais, e é através de grande pressão e temperatura que se formam em rochas como o calcário, o carvão mineral, o petróleo. Rochas Químicas são aquelas formadas pelo líquido onde os sedimentos de rocha estão dispersos tornando assim saturado. Elas no geral formam cristais, como a calcita, a aragonita, a dolomita, estalactites e estalagmites.
Rochas metamórficas

Esse tipo de rocha tem suas características físicas alteradas, devido às altas pressões e temperatura no ambiente onde se encontra. Os exemplos dessa rocha podem ser: calcário, mármore, arenito, quartzito (o que dá origem ao quartzo), argilito e a ardósia.

http://www.estudopratico.com.br/minerais-e-rochas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário