IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 10 de janeiro de 2015

GEOGRAFIA: O que é e como funciona o PIB?

O que é e como funciona o PIB?

Por Débora Silva
Ao ler alguma reportagem em jornais, revistas e sites na Internet, ou ao assistir a televisão, você pode ter encontrado o termo “PIB”, um dos conceitos mais utilizados na economia e muito recorrente em notícias. Mas, o que vem a ser “PIB”?

Foto: Reprodução
O que é o PIB?

PIB é uma sigla que significa Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas produzidas por um país durante um determinado período de tempo (mês, trimestre, ano etc.), na agropecuária, indústria e serviços.
Como funciona o PIB?

O PIB é um índice para saber como vai a atividade econômica de uma determinada região, medindo a produção econômica e o nível de riqueza de determinado local. Quanto maior a produção, maiores o consumo, o investimento e a venda. Para o cálculo do PIB, são considerados o que as empresas dos setores primário (agropecuária e extrativismo), secundário (indústrias) e terciário (comércio e serviços) estão produzindo e gerando em termos de riqueza; e o que as famílias, as instituições e o governo estão consumindo. O dado também analisa os investimentos realizados em determinados setores e os resultados das importações e exportações de mercadorias.
PIB per capita/por pessoa

O Produto Interno Bruto per capita (por pessoa) mede quanto, a partir do total produzido, caberia a cada brasileiro, se a distribuição fosse igualitária, se todos tivessem acesso a partes iguais do todo. Um país com maior PIB per capita tende a ter um maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Quanto maior o PIB por pessoa, maior a qualidade de vida e o acesso a bens e serviços.
O que significa “PIB alto”?

Quando ouvimos ou lemos que o PIB de uma nação aumentou, isso significa que as empresas estão produzindo e vendendo mais e as pessoas estão consumindo mais, o que quer dizer que o país está economicamente mais ativo, gerando mais riquezas.
De onde vem os dados para esse cálculo?

No Brasil, o cálculo do PIB é feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), primeiramente a partir de dados já existentes de pesquisas anteriores (na indústria, comércio e agropecuária). O IBGE obtém esses dados através de formulários que são enviados às empresas e ao governo. Os formulários são devolvidos preenchidos e, a partir desses dados e outros recolhidos anteriormente pelo próprio instituto, os técnicos do IBGE analisam, fazem os cálculos e chegam ao resultado final do PIB.
Restrições do cálculo

Embora seja um dado muito importante para sabermos a respeito do crescimento econômico de um país, há algumas limitações no cálculo do índice: o PIB não avalia a distribuição de renda desigual e não diferencia as riquezas geradas pelas empresas nacionais das estrangeiras instaladas no país.

http://www.estudopratico.com.br/o-que-e-e-como-funciona-o-pib/

Nenhum comentário:

Postar um comentário