IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 10 de janeiro de 2015

Megablocos econômicos

Megablocos econômicos

Por Nicoli Tomazella
Depois da globalização, a economia mundial passou a ter blocos econômicos entre todo o mundo. Esses blocos econômicos são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros desses blocos. Entre eles não há impostos ou tarifas alfandegárias e buscam entre si soluções em comum para problemas comerciais. O comércio entre os países de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países, por isso são conhecidos por megablocos econômicos.

Foto: Reprodução
Quem faz parte desses blocos?

Os blocos econômicos são formados por países vizinhos ou por países que possuam afinidades culturais ou comerciais. Alguns economistas afirmam que viver fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial, hoje me dia os blocos são a tendência mundial, pois crescem mais a cada dia que passa.
Formação de um bloco econômico

Para se formar um bloco econômico existem alguns requisitos indispensáveis:
O país tem que ter uma Zona de Livre Comércio, nos blocos eles buscam a liberalização do fluxo de mercadorias e capitais dentro deles. A Zona de Livre Comércio limita-se a economia do bloco.
União Aduaneira, nada mais é que nas relações comerciais externas os países teriam que cobrar uma tarifa externa em comum, já que dentro dos blocos não existe a tarifa alfandegária.
União Monetária, todos os países do bloco adotam uma moeda em comum e tem um bancoúnico.
O mercado entre os blocos é o mesmo, com as mesmas características. Uniformização da legislação econômica, fiscal, trabalhista, ambiental, não existe as barreiras alfandegárias internas, padronização das tarifas de comércio exterior, liberação quanto à circulação de capitais, mercadoria, serviços e pessoas no interior do bloco.
Principais blocos econômicos
UNIÃO EUROPEIA

A União Europeia é uma dos blocos mais conhecidos, sua criação se deu devido à necessidade de fortalecer e eliminar obstáculos entre os países-membros. O PIB do bloco ultrapassa de US$ 10 trilhões. A formação da EU ocorreu pela formação de blocos como o Benelux, 1944, a CECA, 1952, CEE, 1957. E em 1991 foi assinado o Tratado de Maastricht, quem ao entrar em vigor em 1993 deu inicio à União Europeia. A moeda desse bloco é o Euro, os países que se encontram nesse bloco são: Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia.
NAFTA

Foi criado em 1992 pelos EUA, Canadá e México, entrou em vigor em 1994. A soma das riquezas desses países é superior a 10 trilhões de dólares. Quem está no topo da economia desse bloco são os EUA.
MERCOSUL

Em 1991 o Tratado de Assunção deu vida ao MERCOSUL. Formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, Chile e Bolívia, esses últimos como associados e não membros. Em 2006 a Venezuela passou a fazer parte desse bloco. Existem algumas crises internas no bloco, Uruguai e Argentina ameaçam sair do Bloco reclamam da liderança e das vantagens econômicas do Brasil e da Argentina.

http://www.estudopratico.com.br/megablocos-economicos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário