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domingo, 5 de novembro de 2017

COMPARATIVOS - SUVs -- Suzuki Vitara 4Sport 1.4 Turbo


Suzuki Vitara 4Sport 1.4 Turbo


Apesar de ser um dos dois únicos utilitários deste comparativo com opção de tração integral (o outro é o Renegade a diesel), o Suzuki Vitara, em sua quarta geração, deixou um pouco de lado o perfil off-road para ser mais crossover. Só que o resultado estético não foi bem-sucedido. Junto com o Creta é um dos mais feios deste confronto.

Eu poderia culpar as linhas demasiadamente retas, mas o anterior Grand Vitara também era reto. Só que tinha mais harmonia, o que não acontece neste novo Vitara, que ficou desproporcional: uma frente querendo ser ousada com dois estilos de grade (as versões mais baratas possuem grade horizontal e esta 4Sport tem acabamento vertical) e janelas laterais, caída de teto e traseira muito conservadoras, com lanternas grandes e tampa do porta-malas plana demais. A pintura diferenciada do teto e colunas tenta dar uma aparência mais jovial. Mas não consegue. 

O interior também tenta ser moderno, com apliques coloridos ou de texturas variadas e configuráveis no painel, mas é o mais simples do comparativo. Tanto no visual quanto na qualidade dos plásticos (duros). E isso no modelo que é o mais caro: custa R$ 109.490 na versão 4Sport com tração dianteira. A versão 4x4 AllGrip sai por R$ 114.990.


A lista de equipamentos é boa. Tem ar-condicionado digital automático, partida por chave presencial, limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, faróis com luzes principais e luzes diurnas de LED, bancos com revestimento parcialmente em couro, pedais em alumínio e volante revestido em couro, além de piloto automático, assistente de partida em rampas, controle eletrônico de estabilidade, sistema start/stop, abertura e fechamento das portas por chave presencial, vidros, travas e retrovisores elétricos e coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, presentes desde a versão básica 4All. O destaque vai para a tela multimídia de 10 polegadas (só a partir da intermediária 4You) e o airbag para joelhos. Na minha classificação subjetiva, no entanto, acabou ficando em quinto lugar, empatado com o Hyundai Creta

O espaço interno não é dos mais generosos, mas também não é um aperto. A rede de 56 concessionárias da Suzuki só é maior que a da JAC Motors. O ruído de 62,1 decibéis a 80 km/h também ficou em posição mediana. A frenagem de 24,67 metros a mesma velocidade ficou em terceiro lugar, empatada tecnicamente com o Hyundai Creta. 

O Suzuki Vitara teria ficado mais para trás no comparativo se não fossem as virtudes do seu motor 1.4 Turbo, que tem 146 cavalos. Embora não seja flex e a potência tenha ficado em posições intermediárias, associado ao câmbio automático de seis marchas (presentes em outros quatro modelos), ele rende o melhor desempenho, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,17 segundos e retomada entre 80 e 120 km/h em 5,64 segundos. Também é o mais econômico ao percorrer 14,4 km com um litro de gasolina na cidade e 17,6 km/l na estrada (este dado da revista Quatro Rodas), o que comprova que o motor é eficiente: anda bem e gasta pouco combustível. Foram as duas únicas vitórias de um modelo que deveria se impor por ser produzido por uma marca que inventou este segmento.




http://novoguscar.blogspot.com.br/2017/11/comparativos-suvs-compactos-2017.html

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