Ao lado do Kia Rio, o Toyota Yaris é
um daqueles modelos prometidos há anos para o mercado brasileiro, mas
que nunca chegaram. Já se passaram umas três gerações e nada deles.
Entretanto, parece que em 2018 vai... ou melhor, vem. Os dois.
O Rio será importado do México com o
fim do Inovar Auto, que impunha cotas para ser vendido sem imposto sobre
produtos industrializados (IPI) de 30% adicionais. Já o Yaris, de quem
vou falar nesta matéria, será fabricado em Sorocaba, junto com o
"indiano" Etios, nas versões hatch e sedã.
Mas a boa notícia termina por aqui.
Sabe aquele ditado "Quando a esmola é tanta até o santo desconfia"? Pois
é, o Yaris a ser fabricado no Brasil não é a versão europeia, de estilo
mais arrojado e melhor qualidade de arquitetura e acabamento, mas, sim,
a asiática, de estilo mais comportado e produção mais barata, lançada
na Tailândia.
Yaris europeu |
Na frente, a grade principal ocupa
quase todo o para-choque. Acima, há aquela parábola comum da marca
japonesa, com a fina grade dividida por um bico onde fica o emblema da
Toyota e uma pequena barra em cada lado. O europeu tem frente em X. Ao
redor do conjunto estão os faróis, com luzes diurnas e espichados até a
lateral. Por falar nesta, no hatch, ela é comprida e a base das janelas
tem uma ondulação na parte traseira. Já a parte superior é arqueada. A
coluna C recorre ao acabamento fosco, do qual nunca fui fã. Por fim, a
parte de trás é reta e tem lanternas horizontais grandes. O sedã, que na
Tailândia é chamado de Ativ e em outros países de Vios, tem um estilo
mais agradável, com teto de caída arredondada e o aplique de plástico na
coluna mais discreto, como no Hyundai HB20S, sendo que o estilo lembra
mais o antigo Elantra.
Yaris europeu |
O interior é visivelmente mais
simples, tanto em desenho quanto em acabamento, em relação ao europeu. O
painel tem formato de cruz, com a parte horizontal do motorista ao
passageiro e a vertical, do centro, onde estão posicionados o som ou
sistema multimídia (dependendo da versão) e as saídas de ar, até o
console, onde fica a alavanca de câmbio. A moldura desta parte é
ondulada e prateada. O quadro de instrumentos vem do Corolla GL. Painel e
forração das portas aparentam ter muito plástico duro. O espaço
aparenta ser amplo. Pelo menos no sedã o assoalho é plano. O hatch tem
porta-malas com capacidade para 300 litros e o sedã 473 litros.
Yaris europeu |
O espaço interno, aliás, é a única
vantagem do Yaris asiático em relação ao europeu, que é menor em quase
todas as dimensões. O comprimento deste é de 3,95m contra 4,15m. A
distância entre-eixos é de 2,51m contra 2,55m. A largura é de 1,70
contra 1,73m. Só a altura de 1,51m que é 1cm maior que o modelo que será
fabricado no Brasil. O sedã tem 4,42m de comprimento.
O Yaris asiático já usa a nova
plataforma modular TNGA (Toyota New Global Architeture), que também
serve ao híbrido Prius, ao crossover compacto C-HR (que também será
fabricado aqui) e a futura geração do Corolla. Por isso, o investimento
em 1,6 bilhão de reais na fábrica de Sorocaba. Mas tem veículo de
comunicação dizendo que ele será fabricado em Indaiatuba com a
plataforma do Etios.
Na Ásia, as versões mais caras do
Yaris são equipadas com sistema multimídia com tela de toque de 7
polegadas e compatível com Apple e Android, ar condicionado digital,
chave presencial, partida por botão, controles de tração e estabilidade,
assistente de partida em rampa e sete airbags.
O Yaris vai se posicionar entre o
Etios top e o Corolla GLi, na faixa de preço entre 60 e 90 mil reais. E a
motorização virá destes dois modelos: o 1.5 VVT de 104 cv nas versões
básicas e o 1.8 VVT-i de 144 cv, ambos flex. Na Tailândia ele usa um 1.2
de 86 cv, fraco para os padrões brasileiros. O câmbio deverá ser manual
ou CVT.
A concorrência ficará por conta do
Volkswagen Polo, Fiat Argo, Hyundai HB20 e, se vier mesmo, o Kia Rio, no
caso do hatch, e o Honda City e o futuro Volkswagen Virtus para o sedã.
A Toyota já anunciou os investimentos e a produção. Resta torcer para o
PT não voltar ao poder e fazer a montadora melar tudo, pois com o Temer
está dando certo.
http://novoguscar.blogspot.com.br/2017/10/em-breve-no-brasil-toyota-yaris.html
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