COMPARATIVOS - SUVs -- Jeep Renegade Limited 1.8
Mesmo sendo o segundo SUV compacto
mais emplacado do mercado em 2017 (até setembro), o Renegade ainda não
empolgou nos comparativos do Guscar. No anterior ficou em penúltimo.
Este ano, conseguiu a proeza de ser ultrapassado no critério de
desempate (vitórias) de pontos pelo JAC T40. O Renegade foi o único que
não ganhou nenhum item.
Seu melhor resultado foi no acabamento
com painel totalmente emborrachado, que só perde para os revestimentos
em couro no console e as portas bem revestidas do Honda HR-V. Seu câmbio
automático é de seis marchas, como Tracker, Ecosport, Creta e Vitara.
Apenas o HR-V e o Kicks se destacam por usarem o câmbio CVT.
O nível de ruído (60,2 decibéis), o
espaço interno e a lista de equipamentos de série estão entre os
resultados medianos. A versão Limited, top para o motor 1.8, custa R$
101.440. Tem de série freios ABS, acendimento automático dos faróis, air
bags dianteiros, ajuste do volante em altura e profundidade, alarme,
alerta de limite de velocidade e manutenção programada, aletas para
trocas de marcha no volante, ar condicionado automático dual zone, banco
do motorista com regulagem de altura, banco do passageiro dianteiro
rebatível, banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, bancos revestidos
parcialmente em couro, chave canivete com telecomando, cinto traseiro
central de 3 pontos, cintos de segurança dianteiro com ajuste de altura,
comandos do sistema de áudio e bluetooth no volante, computador de
bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia),
controles de tração e estabilidade (inclusive para o trailer, mas só
quando o engate for da Mopar), controle eletrônico anticapotamento,
câmera de ré, direção elétrica, espelhos retrovisores rebatíveis
eletricamente, faróis de xenônio, freio de estacionamento eletrônico,
controle de partida em rampa, ISOFIX, entrada e partida sem chave,
piloto automático, rodas de 18 polegadas, sensores de chuva e
estacionamento traseiro, GPS e sistema de áudio com tela de 5 polegadas e
comando de voz. Airbags laterais, de cortina e joelhos para o motorista
são opcionais que custam R$ 3.250 e o preço sobe para R$ 104.690.
Um dos únicos SUVs compactos do
comparativo pensado também para o off-road, o Renegade ainda tem um
pacote de protetores de cárter, tanque de combustível e para-barro que
custa R$ 600. Sua adição não interfere na classificação. Já o teto solar
panorâmico e elétrico (R$ 6.900), embora oferecido pelo Ecosport e o
Tracker, não foi considerado. A tração 4x4 é exclusiva do motor a
diesel.
Ainda como resultado mediano vem o
consumo de 6,4 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada. Seu estilo quadrado
agrada mais aqueles que gostam do fora de estrada e da tradição das
sete fendas verticais entre os faróis redondos da Jeep. A versão Limited
agora se destaca pela grade na cor prata. A marca americana de
propriedade da Fiat tem 190 concessionárias, número que só fica à frente
da Nissan, Suzuki e JAC.
Além da nova versão Limited, o
Renegade ganhou alterações no seu motor 1.8 Flex que elevaram a potência
para 135 cavalos com gasolina e 139 cv com álcool. Mesmo assim, só está
à frente do 1.5 do JAC T40 e do 1.6 do Kicks. No desempenho, empata com
o chinês nas duas últimas posições, sendo mais lento que ele na
aceleração de 0 a 100 km/h (12,76 segundos), mas retoma entre 80 e 120
km/h em 9,45 segundos. O pior resultado de pista do Jeep foi na frenagem
a 80 km/h, parando a 27,78 metros. Para coroar a sua última posição, o
porta-malas tem apenas 260 litros, o menor dos nove utilitários. Da
próxima vez coloco o Renegade a diesel no comparativo.
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