IMPOSTÔMETRO:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Sobre a Morte e o Morrer

Sobre a Morte e o Morrer

Atividade:


Inicie a aula propondo aos alunos a seguinte questão: 

Para vocês, o que é a morte?

Incentive-os a falar livremente sobre o que pensam acerca da morte e do morrer, registrando na lousa as suas respostas. (Professor, as definições dos alunos podem estar associadas ao imaginário infantil; aos valores familiares, sociais e culturais; às crenças religiosas; à concepção de morte como um fim natural do ciclo da vida, dentre outras). 

Ao final, peça aos alunos que construam o conceito de morte a partir do que disseram e do que foi anotado na lousa pelo professor, copiando-o em seus cadernos. 

Na sequência, exiba aos alunos as imagens sugeridas abaixo. A cada exibição, converse com as crianças sobre o que as imagens poderiam representar e as possíveis relações entre elas e as ideias de morte por elas transmitidas. 



Dando continuidade, para ampliar o conceito de morte criado pela turma, solicite aos alunos que se organizem em grupos. Distribua um texto informativo sobre o tema “morte” para cada grupo, a fim de que leiam e produzam uma síntese sobre os aspectos mais significativos discutidos no texto. Os alunos deverão copiar a síntese produzida pelo grupo no caderno e, ao final, socializá-la com toda a classe. Neste momento, o professor poderá sugerir aos alunos que busquem os pontos de semelhança e diferença entre os textos dos grupos e o conceito de morte elaborado coletivamente por eles, podendo reescrevê-lo, acrescentando novas informações. 

Sugestão de textos: