IMPOSTÔMETRO:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Festas juninas: seu significado e seus símbolos

Festas juninas: seu significado e seus 

símbolos

Atividade


1. Leitura do Texto a seguir: 

Existem duas explicações para o nome Festa Junina. A primeira diz que este nome surgiu porque as festividades acontecem durante o mês de junho. A outra explicação diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria uma homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, essa festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, quando o Brasil era governado por Portugal. Mas outros povos também influenciaram as nossas festas juninas como os chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada que deu origem às danças de quadrilha. De Portugal e da Espanha teria vindo a dança de fitas, muito comum em festas juninas do Brasil.

Todos esses elementos culturais vindos de Portugal , Espanha e França foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros, dando origem às festas juninas como elas são hoje em dia. 
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora sejam cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, por causa dos riscos de incêndio. As bandeirinhas de papel de seda servem para enfeitar as festas. 

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, existem as simpatias para as mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio” que elas devem comer com toda a fé. Diz a tradição, também, que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca falte comida.

Após a leitura do texto, a professora levantará algumas questões que serão discutidas pelos alunos, que verbalizarão livremente suas ideias, confrontando suas opiniões:

  • Quem já ouviu falar no pão de Santo Antônio? Para que serve?
  • Você sabe o que é "simpatia"? Quem conhece alguma?
  • As festas juninas atuais apresentam brinquedos modernos como pula-pula e tobogãs gigantes. Também trazem comidas que não são típicas, como hambúrgueres, pizzas e outras. O que vocês acham disso?
  • Vocês acham que as festas tradicionais são importantes? Por quê? E a festa do nosso colégio, qual a importância dela?

2.  Produzindo cartazes:

a) Sentados em grupos de três, os alunos criarão cartazes alusivos à Festa Junina em cartolinas ou folhas de papel pardo. Todos os símbolos apresentados no texto deverão aparecer nos trabalhos, acrescentados de outros que eles conhecerem. A professora poderá fornecer aos alunos retalhos de papel colorido, folhas secas de bambu, revistas velhas para que possam tirar imagens interessantes, estimulando sempre os alunos para que façam o melhor possível. Esse trabalho também poderá ser feito em uma aula de Artes, estabelecendo-se, assim, uma relação interdisciplinar.

b) Os cartazes serão expostos no mural da sala ou nos corredores da escola para enfeitá-lo e para que todos possam apreciar os trabalhos. 

Recursos complementares

A professora poderá desenvolver um trabalho muito interessante com os alunos. Ela pedirá que eles pesquisem e tragam para a escola "simpatias". Os alunos, em um grupo maior, apresentarão as que conseguiram para toda a turma. Em seguida, poderão escrevê-las em pequenos cartazes, ilustrando-as, para depois serem expostas pelos corredores da escola.