Dicas Para Aprender a Investir Melhor o Dinheiro
Quem resolve economizar também quer descobrir uma boa maneira de investir aquilo que conseguiu guardar. Até porque todos nós sabemos que dinheiro embaixo do colchão ou dentro do cofre é uma péssima opção. Então, o que fazer? Aplicar na bolsa? Seria um pouco riscado para quem não entende absolutamente nada do mercado financeiro.
O mesmo pé atrás que as pessoas ficam quando vão até uma agência bancária em busca de uma maneira de investir o dinheiro. A sensação é de que o banco está sempre indicando o que é melhor para ele e não para o correntista. Então, o que fazer? Como investir melhor o dinheiro economizado?
Pode ter certeza que escolher como investir o dinheiro pode ser tão difícil como não se submeter as tentações e conseguir economizá-lo.
Pesquisa Revela: Brasileiro Não Sabe Como Investir Dinheiro
Para se ter uma ideia de como não é fácil, recentemente, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais procurou saber o que as pessoas consideravam mais difícil quando o assunto era dinheiro: poupar, ganhar, gastar de forma consciente, fazer economia, planejar o orçamento e gastá-lo dentro do planejado ou aplicar. E a resposta foi essa mesma que você pode imaginar: a melhor maneira de investir o dinheiro.
Dos entrevistados, 40% encontram maior dificuldade em investir da melhor forma o dinheiro, em seguida, o problema é em conseguir juntar e em terceiro, consideram difícil gastar de maneira consciente. O segundo e terceiro colocados ficaram com 20% cada um deles e os outros 20% ficou dividido entre as outras opções.
Como Investir o Dinheiro da Melhor Maneira
E se é tão complicado assim, só mesmo consultando especialistas em mercado financeiro, economistas, que poderemos saber qual é o melhor caminho para o melhor investimento. Aprender a investir é a meta de quem conseguiu economizar.
Segundo os especialistas, o primeiro passo para conseguir investir o dinheiro da melhor maneira é definindo objetivos. Isso mesmo. Se você juntou dinheiro ou está no processo de guardá-lo é porque tem uma ideia do que pretende fazer com ele ou deveria ter.
Esse dinheiro é para uma viagem, para os estudos do seu filho, para comprar uma casa, para aposentadoria ou tantas outras opções? Defina qual é a sua, esse é o primeiro passo.
É muito importante saber para que o dinheiro foi economizado ou está sendo porque esse ponto nos dá a “pista” para entender quanto e quando ele será usado. São fatores determinantes para quem precisa escolher um investimento.
Outro ponto importante, que deve vir logo a seguir, depois do objetivo traçado é definir que tipo de investidor você é ou será. É um ponto delicado que é necessário que você se auto avalie. Você é um investidor ousado? Daqueles que gostaria de tentar ganhar mais mesmo correndo o risco de perder um pouco? O quanto de risco você está disposto correr.
As Informações Servem Para Investir Certo
Informação nunca é demais e a falta dela pode ser um problema, uma armadilha. Se alguém tem pouco a lhe falar sobre determinado investimento, comece desconfiando. São as suas economias e qualquer informação nunca será demais.
Então, quando decidir que tipo de investimento está buscando com base no seu perfil, não aplique nada antes de saber cada mínimo detalhe do contrato.
Lembre-se que o banco venderá qualquer produto como se fosse o melhor do mundo.
No caso do investimento seguro, o melhor caminho é a caderneta de poupança, que tem rendimentos baixos, mas não te faz ter gastos de manutenção da conta e você não estará correndo nenhum risco.
Qualquer investimento que não seja a caderneta de poupança que lhe oferecer muitas vantagens e nenhum risco deverá ser considerado como uma armadilha. Lembre-se: o banco não joga para perder.
Disciplina e Ajuda Profissional Garantem o Melhor Investimento
Quem investe quer retorno positivo. Ninguém economiza dinheiro, investe e não espera um bom negócio.
Porém, o primeiro passo para que dê tudo certo é ser disciplinado. A forma com que a economia será feita deverá ter um início, meio e fim e não dá para economizar dinheiro que não sobra para isso. Você não pode imaginar guardar um valor “X” por mês se tem as contas para pagar e sabe que aquele dinheiro não estará disponível.
A boa economia é aquela feita com equilíbrio, entre o que é necessário agora e o que poderá ser guardado para usar amanhã.
A melhor maneira de se fazer um investimento pensando em obter o melhor dele é com a ajuda de pessoas gabaritadas para tal. Um profissional, que pode ser um consultor somente para o seu primeiro investimento, saberá lhe orientar como nenhuma outra pessoa. Sendo assim, você irá diminuir qualquer risco indispensável. Alguns deles as pessoas enfrentam e ás vezes perdem por pura falta de informação adequada. Muito comum que isso aconteça com quem não sabe de como funciona esse mercado de investimentos.
Porém, vale ressaltar que o profissional tem a função de auxiliar você na hora de escolher o melhor investimento, mas a decisão deverá ser sempre sua. Você não pode passar a responsabilidade das suas economias para uma outra pessoa. Ela apresenta as possibilidades, os riscos e os pontos positivos e quem bate o martelo por um ou outro é você. E se faltar confiança, é melhor não bater o martelo e pensar um pouco mais.
Investir é Bom, Mas Não Exagere
A quantidade de produtos financeiros para investimento é muito grande. E você irá descobrir logo isso apenas diga que está em busca de investir as suas economias. Porém, compare o investir com a compra de um carro. Quando você entra na concessionária se depara com muitos modelos de carro e isso dificulta a sua escolha. Se os modelos fossem em menor quantidade seria mais fácil escolher.
E mesmo com tantos não quer dizer que todos eles correspondem as suas expectativas.
O investimento correto é aquele que tem a ver com o que você precisa e não aquele que parece lhe oferecer as melhores condições. Escolha com base no que é real para a sua situação e o que planeja no futuro e não pela grande quantidade de opções.
http://www.culturamix.com/dinheiro/dicas-para-aprender-a-investir-melhor-o-dinheiro#
Nenhum comentário:
Postar um comentário