IMPOSTÔMETRO:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Como Fazer Sabão em Pedra em Casa


Como Fazer Sabão em Pedra em Casa
Você sabe que o óleo que foi usado para fritar qualquer alimento na cozinha pode ser reutilizado? Ao invés de jogá-lo no vaso sanitário ou no ralo da pia e contaminar o meio ambiente, ele poderá ser transformado em sabão. Segundo um engenheiro químico, cada vez que descartamo um litro de óleo seja no vaso sanitário ou no ralo da pia, estamos automaticamente contaminando 10 litros de água.

Então, para evitar esse problema e dar uma mão para o meio ambiente, procure na sua cidade onde é possível doar óleo usado. Muitas fazem esse trabalho de reciclagem, transformar óleo em sabão em barra, ou sabem fazer o descarte correto do material.

E o mais incrível é que transformar óleo usado em sabão em barra é tão simples que dá até mesmo para fazer em casa, garantem os engenheiros químicos. E antes de aprender como fazê-lo, vale ressaltar que o produto deverá ficar guardado 10 dias depois de pronto e só então, que poderá ser usado. Os engenheiros químicos não aconselham a usar o sabão em pedra feito com óleo usado para tomar banho, mas ele poderá ser usado para a limpeza em geral, para lavar pratos e também as roupas.

Aprenda Passo a Passo Para Transformar o seu Óleo Usado em Sabão em Pedra

1- Veja quais são os ingredientes necessários para fazer o sabão em pedra em casa usando óleo usado.
1 litro de óleo de cozinha (deverá ser coado antes de usar)
500 ml de água
detergente e sabão em pó (use de acordo com o seu critério)
250 gramas de soda cáustica

Aprenda a Preparar o Sabão em Pedra
Comece colocando a água para ferver, a temperatura deverá ser controlada porque deverá chegar até 70 graus Celsius. Fique de olho e um pouco antes de começar a ferver é hora de retirar a água do fogo.
Retire a água do fogo e em seguida, adicione a a soda cáustica. Alerta: neste momento é importante manter distância da vasilha, a mistura, normalmente, pode causar pequenas explosões de gases. Não se assuste porque faz parte do processo.
Vá mexendo a água e misturando bem com a soda cáustica, que deverá se derreter completamente. Uma vez dissolvida é hora de colocar o óleo de cozinha usado, não esqueça que deve ter sido coado previamente (faça isso usando uma peneira bem fina ou uma esponja de aço – o importante é que não reste nenhum resíduo).
Mexa bem até que o líquido fique um pouco mais grosso e homogêneo. Ainda durante essa fase, você poderá obter um forma mais espumosa se acrescentar sabão líquido ou ou sabão em pó. Dá mais cheiro e deixa o resultado mais macio. E ainda, uma terceira opção é dar cor ao sabão usando anilina. Todas as três dicas são opcionais e não fazem parte da receita base.
Tudo misturado o líquido deve ser agitado entre 30 a 45 minutos e isso deve resultar em um líquido mais grosso. Agora é hora de despejar o produto dentro de uma assadeira, mas não esqueça de forrá-la com um saco plástico.
Pegue a assadeira com o produto e leve fora de casa, coloque sob o sol e deixe até secar. Normalmente, irá levar dois dias para que o produto fique consistente. E para uso, estará pronto em 10 dias.

Cuidados na Hora de Fazer Sabão em Pedra em Casa

São dois os cuidados importantes que não podem deixar de ser levados em consideração na hora de fazer o sabão em pedra em casa. São eles:
A mistura dos ingredientes para fazer o sabão deve ser feita e somente em vasilha plástica.
Na hora de misturar os ingredientes não é aconselhável usar colher de metal. O ideal é usar colher de madeira. Aliás, metal está proibido em qualquer momento porque não pode entrar em contato com a soda cáustica.
Tudo Sobre a Fabricação de Sabão

O sabão que compramos no supermercado em pedra que é perfumado e deixa a nossa louça brilhante é feito com sebo de boi.


Os caminhões do produtores passam pelas fazendas recolhendo retalhos malcheirosos e feios dos animais e depois na fábrica fazem a “mágica”. E é sempre a soda cáustica a responsável em transformar o ingrediente em sabão ou então, também é usado o hidróxido de sódio.

Os químicos definem a fabricação do sabão em: uma reação química que é obtida pela mistura de um composto de metal alcalino, que pode ser potássio ou sódio e um ácido graxo, que está presente na gordura bovina.

A reação é chamada de saponificação.

Outro elemento que também é encontrado na fórmula, além da gordura e do sebo é uma proporção de óleo vegetal, normalmente, um dos mais usados é o babaçu retirado de um tipo de palmeira típica do nordeste brasileiro.


A escolha do sebo bovino se dá pelo preço mais em conta e que é fácil de chegar na consistência adequada. Enquanto o óleo de babaçu dá cremosidade. E mais, entram, aromatizantes e corantes.
Sobre a Fórmula Básica do Sabão em Pedra

Com mais ou menos ingredientes, a base da fórmula é a que foi citada anteriormente e a variação do preço acontece devido ao que tem mais ou menos.

Na Europa Medieval, por exemplo, em cidades como Veneza, Gênova e Marselha, a manufatura de sabão era o destaque. Não é por acaso que o sabonete marselhês ainda é feita como se fazia antigamente, à base de óleo de oliva e está entre um dos melhores do mundo.

Porém, para higiene pessoal o sabonete passou a ser usado somente no século dezessete e a nobreza da Europa demorou a acostumar-se com a espuma feita pelo produto. Para se ter uma ideia, o produto naquela época vinha com uma bula explicando como se usar.

Curiosidades Sobre o Sabão em Pedra
As fábricas de sabão têm caminhões para buscar os ossos bovinos e aparas nos açougues.
O material recolhido é cozido e as partes sólidas e líquidas se separam.
O que transforma o sebo em sabão é a adição de gordura vegetal e soda cáustica.
A terceira parte é de acrescentar perfume e corantes e seguir para secar e cortar.

http://www.culturamix.com/cultura/como-fazer-sabao-em-pedra-em-casa#

Nenhum comentário:

Postar um comentário