IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Aspectos da economia da África

Aspectos da economia da África

Por Gabriely Araujo


Imagem: Reprodução

A África é o considerado o continente mais pobre do mundo, com Produto Interno Bruto (PIB) equivalente a somente 1 % do PIB mundial e tendo participação de apenas 2 % nas transações econômicas de todo o mundo. Cerca de 1/3 de sua população vive abaixo do nível da pobreza com menos de 1 dólar por dia. A miséria e o descaso para com esta região do planeta leva a problemas gravíssimos como a disseminação de doenças como o vírus da AIDS, do qual cerca de 2/3 da população é portadora incluindo crianças.

O principal bloco econômico da África é o SADC (Southern Africa Development Community, em português, Comunidade de Desenvolvimento da África do Sul) composto por 15 países, entre eles Moçambique, Angola, Botswana, Zimbábue, República Democrática do Congo e Madagascar. A África consiste em um continente subdesenvolvido com alguns de seus países pouco industrializados e outros ainda vivendo exclusivamente de atividades como agricultura e pecuária.

O deserto do Saara com cerca de 9 milhões de km² divide o continente africano em duas regiões formando uma barreira natural. A parte sul do continente é denominada de Subsaariana (abaixo do deserto do Saara) e são comuns nessa região doenças como a malária, AIDS e a doença do sono. Sua política é caracterizada por governos totalitários e em sua maioria corruptos. A parte norte da África possui um modelo social e econômico similar ao do oriente médio.
Atividades econômicas da África
Agricultura

A demanda de produtos agrícolas da África vinda de países europeus é alta, e esse tipo de atividade é praticada no continente na forma de agricultura de subsistência e comercial. A agricultura de subsistência é caracterizada quando o agricultor cultiva apenas aquilo que é essencial para seu próprio sustento e de sua família. A agricultura comercial já é feita em maiorescala e seus produtos exportados ou comercializados no próprio continente.

Devido ao clima intertropical e às suas áreas de savanas a agricultura na África é feita de maneira primitiva o que faz com que o plantio renda muito pouco. Os principais produtos desse tipo de agricultura são arroz, inhame, batata-doce, milho e mandioca. Já a agricultura comercial foi introduzida no continente sob a forma de plantation, com a finalidade de produzir monoculturas de produtos tropicais para suprir as demandas de exportação e o mercado interno. Os principais produtos desse tipo de agricultura são o cacau, cana-de-açúcar, amendoim, chá e seringais.

O resultado desse sistema de agricultura é uma desorganização na parte rural da África. Alguns de seus países não são capazes de suprir as necessidades do povo e outros têm procurado importar mais alimentos básicos. Isso gera a subnutrição e a fome que vem assolando o territórioafricano há muitos anos.
Indústria

A mão-de-obra barata e as vantagens na aquisição de minérios têm atraído indústrias para o continente nos últimos anos, contudo, estas são pertencentes a empresas estrangeiras que veem no território essas vantagens. O campo das indústrias africanas não é o mais moderno e consiste basicamente em indústrias que trabalham com a matéria-prima para exportação como usinas de cana-de-açúcar, indústrias de beneficiamento de fibras de algodão e produtoras de óleo comestível.
Exploração de recursos minerais

O continente africano é rico em minérios e fontes de energia como petróleo, ouro, zinco, urânio, ferro, chumbo, níquel, diamantes, prata, entre outros. Teve sua exploração iniciada em meados do século XIX em sua maioria por empresas norte-americanas que utilizam mão-de-obra local e empregam equipamentos modernos para a realização dessa atividade. Essa exploração quase sempre favorece apenas os países que a praticam, os mesmo instalaram portos e ferrovias no continente, mas somente para facilitar o escoamento dos recursos, sem intenção de ligar as nações africanas ou beneficiá-las.

http://www.estudopratico.com.br/aspectos-da-economia-da-africa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário