Brasília – História, economia e turismo
Por Gabriely Araujo
Foto: Reprodução
Brasília é atualmente a Capital Federal e está situada na região centro-oeste do Brasil, noPlanalto Central. Seu clima é tropical de altitude e os pinheiros destacam-se na sua vegetação. A cidade abriga mais de dois milhões e meio de habitantes segundo o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2010, ocupando assim o quarto lugar no ranking das cidades mais populosas do Brasil. A cidade foi projetada para que sua população não ultrapassasse o número de meio milhão de habitantes, contudo esse número foi atingido entre as décadas de 70 e 90.
História de Brasília
Foi construída pelo presidente Juscelino Kubitscheck e inaugurada no dia 21 de abril de 1960. Sua construção fez parte do plano presidencial de fazer o Brasil avançar “50 anos em 5” e trouxe não apenas progresso, mas problemas para o país. Esse plano previa a abertura para empresas estrangeiras e a construção da nova Capital Federal, contudo o número de trabalhadores que migraram das regiões Norte e Nordeste, principalmente, para a construção da cidade, causou um superpovoamento na região e criou diversas cidades ao redor da capital que não estavam nos planos iniciais. Estas cidades foram mais tarde chamadas de cidades-satélites de Brasília.
A cidade é famosa por seu desenho arquitetônico, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa, vencedor do concurso realizado no ano de 1957 para o plano da Nova Capital, e por ser berço de várias bandas e cantores que marcaram a música brasileira. Sua forma foi inspirada, segundo o arquiteto, no sinal da cruz, mas é frequentemente comparada à forma de um avião. A Capital abriga atualmente sedes de empresas nacionais e filiais internacionais, além de universidadesbastante conceituadas com a Universidade de Brasília (UnB), o que atrai grande número de estudantes e trabalhadores para a região. Seu projeto conta com ruas largas e a divisão da cidade em blocos numerados e setores para atividades distintas como setores residenciais, hoteleiros, bancários e de embaixadas (Brasília abriga 124 embaixadas estrangeiras).
Turismo
Cerca de um milhão de visitantes chegam à Capital Federal, que é tombada como patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO, todos os anos. O turismo decorre de ser a capital do país e por abrigar diversos órgãos governamentais, de administração direta, incluindo os representantes dos três poderes. Os principais edifícios do governo são o Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente Dilma Rousseff, Palácio do Planalto, sede do poder executivo e a Praça dos Três Poderes localizados no Eixo Monumental.
Também é possível destacar outros pontos turísticos como:
Memorial JK
Panteão da Pátria
Teatro Nacional Cláudio Santoro
Santuário Dom Bosco
Museu Vivo da Memória Candanga
Santuário Dom Bosco
Catedral de Brasília
Parque Nacional de Brasília (popularmente conhecido como “Água Mineral”)
Jardim Botânico
Economia
A Capital Federal além de ser um centro político e com grande diversidade no ramo do turismo, também se apresenta como um importante centro financeiro para o país. Brasília possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) per capta do país e o quarto maior de toda a América Latina, sendo o triplo da renda média brasileira. Está também na 33º posição no ranking das cidades mais caras do mundo, no que diz respeito a custo de vida, logo atrás de Nova York que é a cidade mais cara dos Estados Unidos.
Por ter sido construída num terreno completamente livre, a Capital Federal ainda possui muitos espaços disponíveis para construção, o que alimenta o ramo da construção civil, que é parte da base de sua economia, acompanhada do varejo. Contudo, por ser uma cidade tombada como patrimônio pela UNESCO o governo do Distrito Federal procura sempre o incentivo à empresas de práticas não poluentes como as de software, cinema, vídeo, entre outras. A agricultura também merece papel de destaque na economia brasiliense, que já exporta seus produtos para outras localidades.
http://www.estudopratico.com.br/brasilia-historia-economia-e-turismo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário