IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Sabonetes íntimos: mocinhos ou vilões?


Algumas mulheres gostam, outras não gostam, e há as que afirmam que não faz efeito. As opiniões são controversas sobre as vantagens ou desvantagens dos sabonetes íntimos. Inclusive entre os profissionais. Há os que recomendam e os que não indicam. Quando a controvérsia é a regra, o bom senso deve prevalecer.

Vamos entender qual é a principal diferença entre os sabonetes corporais e os que são feitos para a higiene íntima feminina.

A flora vaginal normal é muito importante para manter um equilíbrio harmônico entre agentes microbianos que habitam a região vulvar e vaginal. Essa flora natural impede a ação de organismos patogênicos que podem causar vulvovaginite com sintomas desconfortáveis, como corrimento, prurido e ardor local, além de dor durante a relação sexual.

Importante saber que essa flora necessita de condições de pH idealmente mais baixas, ao redor de 4,0 ou 4,5 para manter-se viável e funcionante. O pH indica se um meio é ácido (menor de 7), neutro (igual a 7) ou alcalino (acima de 7). Os sabonetes corporais, em sua grande maioria, tem o pH mais alto, ao redor de 8,0 ou 9,0. Resultado: o uso constante destes sabonetes na região genital pode alterar a composição da flora natural de defesa, deixando as mulheres mais expostas ao agressores.

O sabonete íntimo, por sua vez, tem um pH mais baixo, ao redor de 5,0 ou 6,0, o que favorece o desenvolvimento da flora natural normal. Por isso, seu uso protege as mulheres de vulvovaginites de diferentes etiologias. 

Na prática diária, porém, observamos 3 situações decorrentes do uso destes sabonetes íntimos:

1) Uso aprovado
Algumas mulheres observam vantagens no uso do sabonete íntimo, com melhora dos sintomas desconfortáveis e contínuos das vulvovaginites de repetição.

2) Indiferença
Usar ou não usar é indiferente. Para estas mulheres o sabonete íntimo pode ser ou não uma opção. Sem vantagens e sem desvantagens.

3) Uso reprovado
O uso de quaisquer produtos de higiene, principalmente em regiões mais sensíveis, pode acarretar reações adversas em algumas mulheres. Pode ocorrer, por exemplo, ressecamento excessivo da região genital, o que causa muito prurido e desconforto.

Não há, portanto, consenso. Mas em um ponto não há discussão. Todos são unânimes: manter a higiene íntima, da forma mais adequada e apropriada para cada mulher, é fundamental para uma vida mais saudável.

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/sabonetes-intimos-mocinhos-ou-viloes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário