IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Conheça a diferença das aves que reinam na ceia de Natal. Antes de escolher, vale conferir o que muda entre peru, chester ou bruster


Antes de escolher, vale conferir o que muda entre peru, chester ou bruster


Foto: Divulgação/Renato Schetter / Brubins


Você já escolheu os pratos para a sua ceia? Agora fala a verdade: você sabe o que é um bruster? Já viu um chester vivo? Como a resposta para as perguntas, na maioria da redação foi "não", resolvemos desvendar esse mito urbano das aves natalinas.

O primeiro passo foi entrar em contato com empresas que vendem as aves congeladas. Depois de cerca de três horas entre conversas com as assessorias de imprensa, telefonistas e recados não retornados, desistimos. Não conseguimos nenhum representante das companhias disponível para falar com a gente.

Recorremos então à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e conversamos com o pesquisador Gerson Scheuermann. O chef de cozinha Floriano Spiess também nos ajudou a entender a diferença entre as aves.


Quem é quem

Chester

Segundo Gerson Scheuermann, o chester é uma ave da espécie Gallus Gallus Domesticus, a mesma da galinha poedeira e do frango comum. O animal é selecionado para maior rendimento e abatido em idade maior do que a do frango normal.

— O que muda é a especialidade de cada linhagem, ou seja, o foco dado no processo de seleção genética. Dependendo da marca comercial, a ave pode ter especificidades quanto à alimentação, para atingir as características desejadas — explicou o pesquisador.

Para o chef de cozinha Floriano Spiess o chester é uma carne mais suculenta, mas com um sabor suave.

— Cerca de 60% do peso da ave é de carne de peito e, por isso, o prato é recomendado para as pessoas que apreciam o corte — contou Spiess.

Peru


O animal é de outra espécie — Meleagris Gallopavo, embora também seja da classe das Aves, da ordem Galliformes e da família Phasianidae. E de onde vem a tradição de comer peru no Natal?

— Possivelmente foi originada dos Estados Unidos, onde é prato obrigatório na Festa de Ação de Graças — disse Gerson Scheuermann.

Quanto ao paladar, a característica marcante do peru é o sabor forte.

— O gosto lembra muito as carnes de caça, como javali e pato. A maciez vai depender do modo de preparo: a dica é preparar sempre em fogo baixo — afirmou Floriano Spiess.

Bruster
O bruster é da mesma espécie do chester e do frango (Gallus Gallus Domesticus). O sabor é suave e, o tamanho, um diferencial.

— Essa ave atinge o dobro de tamanho de um frango normal — explicou Spiess.

Existe, só que não

Quando perguntados se já viram um chester ou bruster vivos, os nossos entrevistados foram unânimes: "não". E você, já viu um deles andando por aí?​


Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário