IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Está com seu checkup em dia? Sabe quais exames estão indicados para sua idade? As crianças devem fazer exames de rotina?





Copa do Mundo! Torcidas em campo. Emoções também. Jogos do Brasil com vitórias, empates ou eventuais derrotas. Seu coração deve estar preparado para tudo. Seu organismo também. Afinal, funcionamos em total harmonia. Um sistema orgânico necessariamente precisa do outro para a vida andar saudavelmente bem.



Por isso é sempre bom estarmos com o check-up, isto é, com os exames de rotina, em dia.

Tudo certo. Só que as dúvidas são inevitáveis.

Quais exames estão indicados para minha idade? Com qual frequência devem ser feitos? Exames indicados para os homens são diferentes dos indicados para as mulheres? E para os atletas? E para quem não é atleta, mas quer iniciar uma atividade física? E as crianças? A partir de qual idade devem fazer seu primeiro check-up?

Em primeiro lugar, é IMPORTANTE saber que todo check-up deve começar no consultório de um médico. Isso mesmo. A anamnese, que é a sua história médica de vida, oferece informações importantíssimas. Além disso, o exame físico é insubstituível. O médico consegue detectar alguns sinais que são fundamentais para determinar condutas a serem seguidas como, por exemplo, uma lesão ou mancha de pele que pode não estar com a aparência saudável, um gânglio localizado em um local não habitual ou a medida da pressão arterial. Sintomas e sinais clínicos individuais direcionam alguns exames a serem pedidos para cada um. Mas, via de regra, há aqueles exames que normalmente são indicados para todas as pessoas. Para se ter uma ideia geral, seguem os exames mais comumente solicitados pelos médicos em cada faixa de idade:

- Crianças. O primeiro check-up é feito na Maternidade. Isso mesmo. É o teste do pezinho, onde é possível antecipar a existência de algumas doenças importantes e iniciar o tratamento antes mesmo dos sintomas se manifestarem. Crianças cujos pais ou avós têm colesterol elevado devem fazer seu primeiro exame a partir de 2 anos de idade. Quem não tem antecedentes familiares de hipercolesterolemia pode fazer seus primeiros exames entre 5 e 10 anos de idade.

- Adolescentes. Nesta fase, é importante fazer exames uma vez que o ritmo de crescimento é bastante acelerado. Por isso estão indicados exames que podem detectar anemia por deficiência de ferro e níveis de vitamina D. Além destes, pesquisa-se também a função do fígado, dos rins, da tireoide e tendência a alterações da glicose ou insulina, perfil lipídico e alguns hormônios. O coração também merece uma atenção especial, com um teste ergométrico e um eletrocardiograma, especialmente nos adolescentes que gostam de praticar esportes. O médico que solicitar os exames deve avaliar os resultados e indicar o momento em que o próximo exame deve ser colhido.

- Adultos entre 20 e 39 anos. Mulheres nesta faixa etária em geral realizam seus exames por conta das gestações. Os homens geralmente se esquecem, supondo que estão bem. Mas TODOS devem fazer rotineiramente o seu check-up. Valem, aqui, para homens e mulheres, os mesmos exames indicados para os adolescentes, além de um RX de tórax e um ultrassom de abdômen total. Mulheres devem fazer também ultrassom de mamas e o transvaginal, além, claro, do Papanicolau. Anualmente.

- Adultos após 40 anos. Devem fazer os mesmo exames indicados para adultos até os 39 anos. Mais alguns. Homens devem checar a próstata e mulheres devem iniciar as mamografias anuais. Tudo isso pelo menos uma vez por ano.

- Atletas e futuros atletas. Além dos exames indicados para cada faixa etária, avalia-se com maior ênfase a função cardiovascular e pulmonar. Indicam-se ecocardiograma, eletrocardiograma e um teste ergométrico de esforço.

Lembre-se que o médico é sempre quem vai orientar e solicitar os exames mais indicados para cada um. Esta lista serve apenas como uma orientação para que se tenha uma ideia geral.


Encarar um problema de saúde é sempre a melhor atitude para resolvê-lo. Prevenir e antecipar soluções é melhor ainda. Pense nisso.

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/esta-com-seu-checkup-em-dia-sabe-quais-exames-estao-indicados-para-sua-idade-criancas-devem-fazer-exames-de-rotina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário