IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Faz mal lavar o cabelo com água quente? Tire dúvidas sobre os cuidados

Os cabelos são estruturas importantes. Protegem o couro cabeludo dos raios solares, chuva, poluição, sujeira ou abrasões. Além disso, o estilo que escolhemos compõe a nossa identidade visual. Uma pessoa tem mais ou menos 150 mil fios de cabelo. Cada um cresce cerca de 1 cm por mês. Podem ser lisos, finos, mais grossos, cacheados, secos, oleosos, tanto faz – os tipos são geneticamente determinados. Todos devemos tratá-los muito bem. Para isso, o primeiro passo é entender melhor as características particulares dos fios e onde atuam os shampoos, condicionadores e a tintura. Vejam como é simples.

O cabelo é composto por duas partes: a raiz, que fica dentro do couro cabeludo, e onde estão as glândulas sebáceas que produzem a oleosidade necessária para a lubrificação do fio, e a haste, que é o fio tal como o conhecemos. 

Cada fio, por sua vez, é composto por três camadas: a mais externa se chama cutícula e é formada por várias escamas, exatamente como as de um peixe. A camada intermediária é o córtex, que tem o pigmento que dá a cor ao cabelo: loiro, castanho, ruivo, preto ou outros tons. O cabelo branco significa falta de pigmento. A camada mais interna do fio do cabelo é a medula, e não tem uma função específica.


Uma dica importante: não lave a cabeça com água quente, que pode ressecar muito o couro cabeludo. E isso não é interessante para a saúde dos seus cabelos.

O que faz o shampoo?

Levanta as escamas permitindo que a água e a espuma penetrem dentro do fio, limpando-o mais profundamente. Por isso é que se usarmos só o shampoo os cabelos ficam todos embaraçados depois. As escamas ficam abertas e umas “grudam” nas outras, formando uma rede dificílima de pentear. O shampoo ideal tem o pH próximo ao do fio de cabelo, que se situa entre 4,5 e 5,5, limpa e não danifica o couro cabeludo.

E o condicionador?

O condicionador simplesmente “fecha” as escamas, diminuindo o volume total dos fios. Por isso o cabelo fica desembaraçado e fácil de pentear depois. O condicionador confere mais leveza e maciez aos fios.

É interessante que se use shampoo e condicionador da mesma marca, para que um produto complete o outro, sem haver mistura de perfumes.

E a tintura? O que faz?

Agora que já conhecemos o fio de cabelo, fica fácil entender o que a tintura faz: primeiro a amônia promove a abertura das escamas, para que o córtex, que é a região que contém o pigmento, seja atingido. Quando as escamas estão bem abertas, a tinta consegue penetrar no córtex e deixar os cabelos na cor escolhida.

O problema das tinturas é que elas podem ressecar demais os fios. Por isso, é importante hidratar bastante os cabelos tingidos. A cada 15 dias, pelo menos.

Conheça bem seus cabelos, respeite-os, e não esquente a cabeça!

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/faz-mal-lavar-o-cabelo-com-agua-quente-tire-duvidas-sobre-os-cuidados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário