IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Como saber se tenho sinusite?




Cabeça latejando, incomodando, uma tosse que não passa, principalmente à noite, uma febrinha que vem e que vai, aquela sensação de estar gripado sem estar com o nariz escorrendo. 

Será que é sinusite? Pode ser! 

Imediatamente surgem muitas outras dúvidas: afinal de contas, o que é a sinusite? Tem cura ou fica crônica, para sempre? 

Vamos entender tudo isso e também por que nesta época do ano muitas pessoas recebem o diagnóstico de sinusite.

Olhe seu rosto de frente para o espelho. Imagine que você tem visão de raio X e por alguns segundos vai se enxergar por dentro. Atrás das bochechas, do nariz e da testa, no espaço que fica no meio das sobrancelhas. Estas regiões internas se chamam “seios da face”. Tem esse nome porque, anatomicamente, são regiões que contém umas “bolsas” cheias de ar. Tudo certo, isso é o normal.

Ocorre que em algumas ocasiões produzimos uma quantidade muito maior de secreção nas vias aéreas superiores: quando estamos gripados ou por mecanismos alérgicos, por exemplo. Principalmente nesta época do ano, com o ar muito poluído e seco. O pó em excesso “gruda” na mucosa respiratória e provoca aumento na produção de secreção. Por tudo isso temos mais coriza, mais pigarro e mais “catarro” nas vias respiratórias. Consequência: temos também mais tosse, que é a defesa do organismo para “expulsar” este excesso de secreção.

Só que nem sempre a tosse sozinha consegue fazer todo o trabalho de limpeza. E se houver muita secreção sobrando, vai se acumular em algum lugar. Onde? Exatamente nos seios da face. Quando isso acontece, os sintomas acima descritos aparecem e é hora de ir ao médico para que ele possa definir com precisão o diagnóstico. 

Importante saber que na maior parte das vezes NÃO são necessários exames de imagem para o correto e preciso diagnóstico de sinusite. Com o exame clínico o médico pode identificar alguns sinais que, junto com a história clínica do paciente, fecham o diagnóstico.

A boa notícia é que há tratamento. As sinusites agudas tem cura completa. Outras podem recorrer, exatamente como tantas outras afecções de vias respiratórias como otites e amigdalites, por exemplo. E nenhuma delas dura para sempre!!!

Não fique com dores de cabeça que tem solução. Na dúvida, procure seu médico!

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/como-saber-se-tenho-sinusite.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário