IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Qual tipo de leite escolher?



Você toma leite todos os dias? Tipo A, B ou C? Desnatado, semidesnatado, integral, em pó ou sem lactose? Quais as principais diferenças entre eles?

Pare na frente da prateleira de leites em um supermercado. Veja a quantidade e a variedade de tipos que existem para o consumo. Ante tanta diversidade, muitas pessoas ficam sem saber exatamente qual leite comprar para a família. 

Veja como é fácil entender as principais diferenças entre eles. Depois é só escolher o que melhor se adapta às necessidades de cada um.

Leites tipos A, B ou C:

A diferença principal entre eles está na forma como são extraídos da vaca e em que momento são pasteurizados. Para entender melhor, a pasteurização é um processo que aquece o leite a 75ºC e depois o resfria. Isso é necessário para diminuir as bactérias presentes no leite e que podem prejudicar a saúde. Importante saber que este processo de pasteurização não interfere nas propriedades nutritivas.

O leite tipo A é ordenhado mecanicamente. Imediatamente é pasteurizado e envasado na própria fazenda. Todo esse processo confere pureza ao leite. 

O leite tipo B também é ordenhado mecanicamente. Só que a pasteurização e o envasamento podem ocorrer em outro local. Em outro laticínio, por exemplo. Por isso o leite tipo B pode ter mais agentes contaminantes, quando comparado ao tipo A. 

O leite C, por sua vez, pode ser extraído manual ou mecanicamente. Fica armazenado em tanques até que ocorra a pasteurização e o envasamento - também em outro laticínio. Portanto, o tipo C é o que contém o maior número de agentes microbianos.

Longa Vida: por que este leite pode ficar fora da geladeira no supermercado?

Porque é ultrapasteurizado. Isso significa que ele é aquecido a 130-150°C por 2 a 4 segundos. Logo após é resfriado e envasado. Este procedimento esteriliza o leite. Por isso ele pode permanecer fora da geladeira mais tempo. Mas depois de aberto deve ser refrigerado.

Leites integral, desnatado ou semidesnatado

Aqui a diferença básica entre eles está na quantidade de gorduras. O integral é o leite tal como retirado da vaca. Contém em torno de 3% de gorduras. No semidesnatado, apenas parte da gordura é retirada, ficando com quantidades que variam entre 0,5 e 2,9% . Já o desnatado é o leite que praticamente não contem gorduras. Apenas 0,5%. Importante saber que os 3 tipos mantem as outras propriedades nutritivas. Apenas a concentração de gordura é que varia.

Leite sem lactose

Como o próprio nome indica, é o leite em que foi retirada a lactose, que é o açúcar contido no leite. Os outros nutrientes, como o cálcio, permanecem. Este leite está indicado para as pessoas que tem intolerância à lactose.

Leite em pó

O leite natural, que sai da vaca, contem água. Para produzir o leite em pó, a indústria retira esta água. Fica o pó. Portanto, o leite em pó integral tem a mesma composição que o leite de vaca. Claro que para aumentar as propriedades nutritivas, as diversas marcas adicionam nutrientes específicos como vitaminas ou ferro, por exemplo. As fórmulas infantis em pó, indicadas para bebês, são por sua vez intensamente modificadas para atender às necessidades dos pequenos.


Escolha o seu leite. Um copo por dia ajuda a saúde dos seus ossos. Em todas as idades.

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/qual-tipo-de-leite-escolher.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário