Causou certa estranheza, na apresentação dos Chevrolet Onix e Prisma reestilizados, a ausência da versão LS para o hatch e a extinção da motorização 1.0 para o sedã. Mas agora a GM esclarece a dúvida sobre as versões de entrada: Onix e Prisma 2017 passam a contar com a versão Joy, que para baratear custos, mantêm os respectivos visuais com os quais chegaram ao mercado, em outubro de 2012 e fevereiro de 2013, respectivamente. Externamente, Onix e Prisma Joy carregam as mesmas características da extinta versão LS, que estava disponível unicamente para o hatch: maçanetas e grade pretos, rodas aro 14'' com calotas (além de pneus 185/70) e para-choques integralmente pintados.
Se a carroceria não é o que se pode chamar de nova, tanto Onix quanto Prisma incorporam melhorias mecânicas concedidas às outras versões, como direção elétrica progressiva, que poupa esforço do motor e contribui na economia de combustível, além de ajustes na suspensão (que a deixaram 1 centímetro mais baixa), adoção do câmbio manual de 6 marchas, entre outras alterações.
No interior, uma curiosa novidade é a iluminação âmbar da seção digital do quadro de instrumentos. Além disso, os tons dos plásticos e bancos foram realçados. No mais, é o mesmo ambiente dos modelos anteriores: os comandos do ar-condicionado continuam com os botões individuais de recirculação e acionamento da refrigeração (nas outras versões, foram incorporados aos três círculos de comando) e os puxadores de porta conservam o braço que não preza pela ergonomia. No Prisma, os comandos dos vidros dianteiros elétricos ficam nas portas; já no Onix, os botões ficam entre os bancos, mais próximos do passageiro que do motorista.
Onix e Prisma Joy também ganham o sistema OnStar, que oferece serviços como o de recuperação veicular em caso de roubo ou furto (o carro é monitorado e pode ter o motor bloqueado remotamente pela Central de Atendimento, facilitando o trabalho da polícia), além do diagnóstico de itens do veículo por meio de um aplicativo específico para smartphones, que permite verificar a pressão dos pneus e a quilometragem percorrida. Também é possível acionar os alertas de movimentação, de valet e de velocidade, além das funções leve-me e siga-me dos faróis. O serviço é oferecido como cortesia por 1 ano.
Além dos itens já relatados acima, são itens de série: ar-condicionado, alerta de mudança de marcha e de baixa pressão dos pneus, cinto de segurança do motorista com regulagem de altura, limpador e desembaçador traseiro (no Onix), espelho no para-sol direito, alerta sonoro de não-afivelamento do cinto de segurança, luz de leitura central, airbags frontais e freios ABS com EBD.
Disponível unicamente com motor 1.0 SPE/4 ECO, a versão Joy recebe os mesmos aprimoramentos pelos quais passou o Onix LT 2017: pistões, bielas e anéis redesenhados e mais leves, novo tipo de óleo, módulo eletrônico mais ágil, novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de energia elétrica (com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador), além de carroceria comporta por materiais mais resistentes e leves, freios mais eficientes e pneus "verdes". O hatch ficou 31 quilos mais leve, enquanto o Prisma pesa 25 kg a menos.
Assim, com gasolina o Onix Joy roda 12,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada. Com etanol, os números são 9,1 km/l e 10,8 km/l. Já o Prisma vai além: iguala os 12,9 km/l na cidade com gasolina e chega a 15,6 km/l na estrada. Abastecido com etanol, o sedã faz 9,0 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Ambos contam com tanque de combustível com 54 litros de capacidade.
O rendimento do motor 1.0 permanece em 78/80 cavalos a 6400 rpm e 9,5/9,8 kgfm de torque a 5200 rpm (com gasolina e etanol, respectivamente). Enquanto o Onix acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e atinge 167 km/h, o Prisma vai de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos e chega a 172 km/h de velocidade final.
A Chevrolet também está oferecendo uma lista de acessórios originais: sistema multimídia com TV Digital, DVD, entrada USB, Bluetooth e espelhamento da tela de smartphones compatíveis, controle remoto para travas e vidros elétricos, alarme perimétrico, sensor de estacionamento, CD Player (com entrada USB e Bluetooth), antena esportiva, alto-falantes, tapete de PVC com travas para fixação, revestimento mais requintado para os bancos, porta-óculos no teto, friso de proteção lateral, soleira de portas personalizada, adesivo para coluna B, spoilers. faróis de neblina, rack de teto e rodas de liga leve aro 14'' (escurecidas no Onix, prateadas no Prisma). Haverá, ainda, uma série limitada de 500 unidades pintadas na cor Vermelho Chilli.
Tanto Onix quanto Prisma Joy contam com as cores Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Graphite, Preto Ouro Negro e Vermelho Pull Me Over, esta última exclusiva desta versão. Ambos chegam às concessionárias a partir de agosto, com garantia de 3 anos. O Onix será vendido por R$ 38.990, e o Prisma, por R$ 42.990.
http://www.autorealidade.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário