IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 22 de abril de 2017

* LEITURA

* LEITURA

          No Brasil poucas pessoas tem o hábito de ler, e também são poucas as escolas que proporcionam o acesso à leitura aos estudantes. A leitura constrói um campo enorme de conhecimentos.

          A leitura é a base do processo de alfabetização e também da formação da cidadania. É através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimentos, dinamizar o raciocínio e a interação. De um modo geral amplia e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo e da vida como um todo.

           O hábito de leitura deve ser estimulado na infância, pois o ato de ler é importante e prazeroso.

          Na escola os professores devem começar a ler para os alunos desde cedo.

          É importante desenvolver projetos de leitura pois ao contar uma história para uma criança tem-se a oportunidade de compartilhar emoções, despertar o prazer de escutar o outro e de estar em convivência com o grupo. Ao ouvir uma história, pode-se fazer e refazer, produzir e reproduzir, no sentido de reconstruir imagens na mente, imagens do passado, estimular a criatividade.



          O hábito de ler ou contar histórias constitui num precioso instrumento para o relacionamento afetivo entre professor e aluno propiciando assim um momento maior de aproximação.


          Professores leia em voz alta com a criança. Explore livros e outros materiais de leitura como: revistas, jornais, cartazes etc.

          A leitura em voz alta melhora a habilidade de leitura da criança.

          Procure variar as leituras. Se a história é longa, divida-a em 2 ou 3 partes, converse com a criança sobre a leitura, peça que a criança reconte o que você leu, pois além de exercitar a memória, a criança vai percebendo como cada texto é construido, ampliando sua oralidade.
Peça também a criança que desenhe sobre o que foi lido e se puder reescrever o que entendeu da história.

          Professores faça uma visitinha com os alunos à biblioteca da escola para conhecê-la e para empréstimos de livros, incentive a criança a levar um livro emprestado para casa para lerem, pois só assim criarão o hábito  de ler. Converse sobre a escolha que ele fez, qual foi o critério que usou para escolher o livro: a capa, as imagens, o texto etc. Este é um ótimo momento para compartilhar a leitura.

http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/10/leitura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário