IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 24 de outubro de 2015

Patricia atinge Oeste do México com ventos de 260 km/h





Tempestade tocou o solo no estado de Jalisco, na costa mexicana do Pacífico
Patricia atingiu oeste do México com ventos de 260 km/h 

Foto: Jonathan Levinson / AFP / CP

O gigantesco furacão Patricia, que tocou a terra no fim da tarde desta sexta-feira no estado de Jalisco, na costa mexicana do Pacífico, registrou ventos de 260 km/h com rajadas de até 300 km/h, de acordo com informações preliminares do governo do México. Três estados estão em estado de emergência. 

Cerca de três horas após a chegada do furacão à costa não havia levantamento oficial sobre danos causados pelo furacão mais forte da história. O governo mexicano declarou estado de emergência diante da chegada do fenômeno, que atravessará uma zona onde há cerca de 400 mil pessoas, entre estrangeiros e os próprios mexicanos. 

O governo do México ordenou a evacuação de pequenos povoados costeiros, o fechamento de vários portos, a suspensão das aulas nas áreas de risco. Um comitê de emergências foi formado para coordenar as ações diante da chegada de Patricia. 

Ventos chegaram a 325 km/h

Horas antes do Patricia chegar ao México, boletim informou que o furacão alcançou a categoria 5 na escala Saffir Simpson. Os ventos do fenômeno chegaram a uma velocidade de 325 km/h, o que o torna, segundo o National Hurricane Center (NHC), no "furacão mais poderoso já registrado" tanto no Pacífico quanto no Atlântico Norte. 

Volume enorme de chuva em dois dias 

Uma autoridade do México afirmou que a área da costa do Oceano Pacífico pode receber quase 40% da média anual de chuvas em apenas dois dias. "Nós nunca vimos nada como isso", disse Roberto Ramírez, chefe da Agência Nacional Climática do México, para o canal de televisão Milênio.

O trecho de terra entre Manzanillo e Puerto Vallarta é ponteada por pequenos hotéis e resorts, mas não há grandes centros populacionais. "Esta parte da costa do México é pouco povoada, então os impactos dos fortes ventos - que estão concentrados em uma pequena área - podem ficar limitados a atingir algumas pequenas cidades e vilarejos, mas sabemos que esse certamente não é um evento qualquer para as pessoas que vivem lá", disse Mark Bove, meteorologista, pesquisador da Munich Reinsurance America.

Operativo para atender atingidos

A Comissão Federal de Eletricidade (CFE) reforçou seu plano de contingencia ante o Furacão Patrícia. O operaa=tivo contará com 3,7 mil trabalhadores. A CFE tem preparado 15 veículos especiais, sete helicópteros, 33 torres de iluminação, além de 880 veículos para para os trabalhos. Reforços de outras partes do país foram deslocados ao norte para atender ao impacto do furacão.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ofereceu nesta sexta-feira seu apoio e assistência aos mexicanos. “Nossos pensamentos estão com o povo mexicano, que se prepara para o furacão Patricia”, escreveu Obama no Twitter. “Os especialistas em desastres da USAID (agência de ajuda dos EUA) estão no local prontos para ajudar”, acrescentou o presidente. 

Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário