IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 3 de janeiro de 2015

Antes de fazer uma proposta para se tornar autônomo, converse informalmente com seu chefe

Antes de fazer uma proposta para se tornar autônomo, converse informalmente com seu chefe
Um ouvinte escreve: "Trabalho há anos na área de treinamento de uma empresa e tenho a intenção de me estabelecer por conta, como consultor autônomo na área em que atuo. A minha ideia seria fazer uma proposta para que a minha empresa atual me contrate como PJ, com uma remuneração igual ao custo total que ela tem comigo, como empregado CLT. Como posso fazer essa proposta?"

Bom, a sua ideia é muito boa. Mas creio que a melhor maneira de você abordar a sua empresa não seja a de chegar com uma proposta pronta, pegando o seu chefe de surpresa. Converse com ele, informalmente, sobre seus planos de abrir uma consultoria e veja como ele reage. Se houver receptividade, teste com ele a possibilidade da sua empresa vir a ser o seu primeiro cliente. Isso não é nada diferente do que muitas empresas já fizeram e vêm fazendo, em áreas de treinamento. 
Agora, quanto à remuneração, você teria mais possibilidade de conseguir a atenção da sua empresa se mostrasse que ela faria alguma economia ao contratá-lo como PJ. Talvez lhe pagando um salário 30% maior do que você recebe, mas economizando no total, já que os encargos trabalhistas iriam desaparecer.

Há também a questão da carga horária, já que você não poderá trabalhar em período integral, porque isso iria desconfigurar a relação de PJ. 

Então, comece sondando devagar e se a reação da chefia for negativa, amenize a situação dizendo que você só estava pensando nisso para daqui há uns cinco anos. Mas não deixe de pensar.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário