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sexta-feira, 25 de abril de 2014

Projeto dia do índio na educação infantil 19 de abril.


As escolas costumam comemorar muitas datas, o dia do índio é uma das datas que não pode deixar de ser comemorada. O dia do índio é um dia especial no calendário escolar, para quem não sabe o dia do índio é dia 19 de abril.

Quando o dia do índio se aproxima, os diretores de escolas infantis auxiliam ou mandam logo a professora responsável por cada turma preparar algo especial para poderem comemorar, por isso as crianças conhece melhor sobre o dia do índio e poucos adultos sabem profundamente sobre esse dia.

O dia do índio deve ser comemorado, pois os índios são pessoas resistentes e bem interessantes que encontramos logo no início da história brasileira. Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil e existem alguns deles vivendo na Amazônia até hoje. Se você contar para as crianças um trecho da história do índio, elas vão achar muito interessante, mas a história precisa ser contada de um jeito especial, pois se for contada muito seriamente, não irá prender a atenção da criançada. UM boa idéia é a professora estar vestida de índia e dizer o motivo que os índios se vestem assim e também como é o tipo de vida deles, o importante nesse caso é ter sempre criatividade.

Projeto Dias de Índio

Objetivos gerais: 
Socialização – estimulando as relações de coleguismo, de amizade e cooperação;
Estimular a oralidade usando livro, música e audiovisual – compreensão e interpretação de histórias, cantar músicas;
Reconhecer o ritmo na música;
Estimular a linguagem e a expressão corporal – danças e imitações;
Estimular a apreciação e valorização de objetos artesanais.
Estimular a prática da coordenação motora em diferentes atividades de recorte, colagem e pintura;
Reconhecer tamanhos – grande/pequeno, maior/menor,;
Reconhecer quantidade – mais/menos;
Reconhecer cores;
Distinguir formas e imagens – igual/diferente;
Distinguir características físicas do homem e da mulher;
Diferenciar paisagens – natural e modificada.

Objetivos específicos: 
Conhecer e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes;
Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura;
Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural;
Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura indígena, estimulando preservação do meio ambiente;
Valorizar a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade;
Tornar prazeroso o processo de aprendizagem no ambiente escolar.

Desenvolvimento com a turma

*Para facilitar o entendimento, dividi, por assim dizer, o projeto em três eixos (mídias utilizadas): Texto, Audiovisual e Música.

**Coloquei links em tudo o que pude encontrar na web (músicas, vídeos, entre outros).

?Texto
Capa do livro utilizado: “Queno-Curumim”


? Queno-Curumim, de José Américo de Lima
Objetivo: Trabalhar a relação de respeito e preservação que os indígenas tem com a natureza.
Atividades: Fazer a leitura para a turma e posteriormente a interpretação; pedir que as crianças recontem a história

? Versão resumida (feita para a turma) dos romances O Guarani e Iracema, de José de Alencar
Objetivo: Trabalhar as características físicas dos personagens indígenas dessas obras: Peri e Iracema – masculino e feminino.
Atividades: Fazer coletivamente nossos Peri e Iracema usando alunos como molde – recorte, colagem e pintura.

?Audiovisual

? Curta metragem de animação Ilya e o fogo, de Caetano Curi
Objetivo: Trabalhar valorização da sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade – lenda indígena que conta a aquisição do fogo pelo homem.
Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários/questionamentos pertinentes a história. Conduzir a interpretação da história. Pedir que os alunos recontem a história.

?Curta metragem de animação Brincando na Aldeia, da Animazul (2006)
Objetivo: Trabalhar as características de uma aldeia e os costumes indígenas.
Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários e questionamentos pertinentes a história. Pedir que os alunos recontem a história dramatizando algumas cenas. Conhecer oCUITÉ e fabricar coletivamente as nossas cuias de cuité.



?Videoclipe Indiozinhos, do DVD “A Galinha Pintadinha”

Objetivo: Trabalhar corpo, movimento, linguagem e quantidade.
Atividades: Dançar e cantar. Atentar para a animação do clipe – mais/menos índios na canoa.

?Áudio musical com imagens de índios brasileiros em seu habitat natural Amazonas – Índios do Brasil, postado no canal do YouTube Mundiverso
Objetivo: Trabalhar as características, vestimentas e habitat dos indígenas através de imagens de índios brasileiros.
Atividades: Conhecer a imagem real dos índios brasileiros, identificar elementos que compões seu habitat natural, seus objetos e vestimentas. Observar as características físicas desses índios.

?Música

?Chegança, de Antônio Nóbrega (álbum “Pernambuco Falando para o mundo”, de 1998);
?Mestre Guia, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001);
?Espírito da mata, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001);
?Vó cabocla, de Mestre Ambrósio (álbum “Fuá na casa de Cabral”, de 2000).

Objetivo: Trabalhar corpo, movimento e linguagem – dançar e cantar. Relaxamento. Identificar alguns instrumentos na música. Reconhecer o ritmo da música. Conhecer e o instrumento indígena Pau-de-chuva.
Atividades: Deitar, fechar os olhos e ouvir a música. Imaginar cenas relativas ao cotidiano indígena. Acompanhar o ritmo da música com palmas e pés. Conhecer, ouvir e manusear o Pau-de-chuva. Conhecer uma sonoridade próxima a das músicas indígenas.

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