O aprendizado da letra cursiva pode ser um desafio para muitos estudantes, e a falta de prática pode levar a uma caligrafia ilegível e que acarrete problemas futuros para o estudante.
Embora muitas pessoas achem que a caligrafia consiste apenas em ter a letra bonita, isto não é verdade – a caligrafia correta facilita a leitura de um texto escrito de próprio punho, correção de provas e redações e até mesmo no preenchimento de formulário.
Afinal, o objetivo da escrita é passar uma mensagem, mas se a letra for indecifrável, o emissor falhará neste objetivo.
Portanto ter uma boa caligrafia é muito mais do que ter a letra bonita, é ter a letra legível e fácil de ser entendida.
É comum as pessoas acharem que é necessário nascer com boa caligrafia, mas basta prática para melhorar sensivelmente a letra.
A melhor forma de praticar é através de cadernos de caligrafia, recurso muito utilizado nas escolas antigamente para ensinar as crianças desde cedo a praticar a forma da letra, mas que caiu em desuso atualmente.
Estes cadernos podem ser comprados geralmente em livrarias e papelarias, mas para quem deseja fazer o seu próprio caderno de caligrafia, a dica é imprimir as folhas avulsas na internet e depois grampear em casa, ou encadernar em uma papelaria.
São várias oportunidades de praticar a caligrafia e nunca mais passar vergonha vendo os leitores tentando decifrar sua letra!
Vários modelos de caligrafia abaixo para imprimir em casa e treinar
Mais Caligrafia para treinar
Nenhum comentário:
Postar um comentário