IMPOSTÔMETRO:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

thymus vulgaris ou tomilho…


O tomilho (Thymus vulgaris), família Lamiaceae, é um subarbusto aromático da família das labiadas.


Tal subarbusto possui folhas pequenas, lineares ou lanceoladas, e flores róseas ou esbranquiçadas. Ocorre do Oeste da Europa ao Sudeste da Itália e é especialmente cultivado como condimento e pelo óleo essencial, rico em timol, com apreciável poder anti-séptico, muito utilizado contra as afecções pulmonares e como estimulante digestivo. Também é conhecido pelo nome de timo.

Em fitoterapia, são utilizadas as partes aéreas. Tem propriedades anti-sépticas, tônicas, antiespasmódicas, expectorantes e vermífugas.

Em infusão, é usado no combate a infecções de garganta e pulmonares, na asma e febre dos fenos e na eliminação de parasitas. Externamente, alivia picadas, dores reumáticas e infecções fúngicas.

Revigorante e tônico, é essencialmente usado como remédio respiratório.

Uma investigação feita na Universidade de Leeds,1 na Inglaterra, comprovou que o tomilho destrói a acne de forma mais eficaz do que alguns produtos, inclusive os que precisam de receita médica.

Por se tratar de uma planta com sabor muito agradável, é amplamente utilizada na culinária. Combina muito bem com carnes cozidas e molhos.

Pode ser utilizada tanto fresca como seca. Após colhida, basta lavar e adicionar à comida para se obter um bom aroma.

É antioxidante, antisséptico e antidepressivo;
Contém aroma agradável que serve como desodorante e desinfetante;
É diurético, tônico e pode servir para cólicas, diarreias, azia e má digestão;
Doenças no sistema respiratório são tratadas, como a bronquite, catarro, aftas, tosses, dores de garganta e outras inflamações na boca;
Ajuda no combate à gripe e à anemia;
Diminui consideravelmente o corrimento vaginal;
Fortalece os cabelos, evitando a queda;
Elimina a acne e clareia suas manchas;

Cuidado!
O uso do tomilho não é indicado para as pessoas com casos de insuficiência cardíaca, gastrite, úlceras e problemas semelhantes. Gestantes e lactantes devem evitar o consumo, pois pode causar convulsões, toxidade no fígado, albuminúria e hematúria. Evite ingerir o tomilho por tempo prolongado.

Fontes bibliograficas:

http://www.remedio-caseiro.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomilho