IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Graviola: propriedades e benefícios para a saúde...

Considerada como “a fruta da família”, a graviola é um fruto com sabor e aroma adocicados, que exerce inúmeros benefícios para auxiliar na conservação da saúde. Vamos descobrir algumas das vantagens de consumir a graviola?

A graviola (Annona muricata) é uma fruta originária de regiões tropicais do Peru, Equador, Colômbia e alguns países da América Central. A árvore se adapta bem em climas predominantemente tropicais quentes, devido a isto, é comum seu cultivo na região da Floresta Amazônica e principalmente na região nordeste do Brasil.

Conhecida popularmente como fruta-do-conde, jaca-do-Pará, guanábana, dentre outras denominações, a graviola é considerada como uma planta medicinal, devido à suas propriedades terapêuticas. Seu uso para fins medicinais data de séculos, iniciado a princípio por tribos indígenas que habitavam a Floresta Amazônica e regiões do Caribe.

A fruta apresenta um excelente perfil nutricional que conta com antioxidantes, vitaminas (vitamina B1, B2 e C), minerais (zinco, cálcio, magnésio, sódio, potássio e fósforo), frutose, carboidratos e proteínas dietéticas.

Benefícios da graviola:

Graviola pressão alta – pressão arterial: por ser uma fruta que apresenta propriedades diuréticas, a graviola auxilia no controle da pressão arterial. A fruta também é fértil em potássio, mineral que contribui para a melhora da circulação sanguínea, influenciando a redução da pressão arterial.

Graviola câncer: apesar de não ser cientificamente comprovado, a graviola pode apresentar propriedades anticancerígenas e antitumorais, que auxiliam no tratamento contra o câncer. Pesquisas indicam também que a graviola contém substâncias que ajudam a impedir o desenvolvimento de células cancerígenas.

Graviola benefícios para a pele: por ser uma fonte abundante de vitamina C, a graviola é considerada como um ótimo alimento para beneficiar a pele. A vitamina C é um forte agente antioxidante e anti-inflamatório, que contribui para a manutenção de uma pele mais macia, firme, suave, jovial e sem manchas ou sinais de expressão.

Graviola benefícios para a diabetes: devido à suas atividades anti-hiperglicêmicas e antioxidantes, a graviola pode auxiliar na prevenção e no tratamento do diabetes. O fruto é rico em fibras que ajudam a impedir que os níveis da glicose (açúcar), aumentem rapidamente no sangue. Além disso, a graviola contém fibras dietéticas que beneficiam a digestão e o controle dos níveis glicêmicos.

Graviola benefícios para dores: a fruta apresenta propriedades anti-inflamatórias, antireumáticas e atividades que reforçam as funções imunológicas, por isto o consumo da graviola pode beneficiar o tratamento contra dores articulares, inflamações e dores estomacais.

Por ter um sabor deliciosamente adocicado e levemente ácido, a graviola pode ser consumida em forma de sucos, sovertes, fresca (in natura) e chás (folhas do fruto), além do fato de poder aproveitá-la de forma geral, pois a graviola pode ser consumida totalmente, desde suas sementes, flores, folhas, raiz e frutos.

Graviola contraindicações:

Apesar de apresentar diversos benefícios à saúde, a graviola não deve ser consumida por gestantes, pois possui efeitos abortivos. Portanto, mulheres grávidas não são aconselhadas a consumir graviola, devido ao risco de sofrer aborto. Em caso de dúvidas, consulte seu médico ou um nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário