IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 28 de julho de 2015

Sistema evita que comida queime no fogão quando panela é esquecida



Equipamento foi desenvolvido por alunos de robótica de Sertãozinho (SP).

Professor disse que projeto é inédito e pode contribuir contra incêndios.

Estudantes do curso de robótica do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Sertãozinho (SP) desenvolveram um dispositivo que corta a passagem do gás de cozinha no fogão assim que o alimento começa a queimar na panela. O objetivo é ajudar principalmente as pessoas da terceira idade, que muitas vezes esquecem a comida no fogo. O projeto foi apresentado num torneio de robótica da instituição que aconteceu em 2012.

Segundo o professor responsável pelo desenvolvimento do projeto, Moisés Aparecido da Silva, este protótipo, que corta o fornecimento de gás quando a panela atinge a temperatura de 100ºC, é inédito e pode ser colocado no mercado futuramente. Antes disso, entretanto, é preciso reduzir o tamanho dos dispositivos utilizados. “Nós detectamos que vários idosos esquecem a panela no fogo por muito tempo. Pensamos em desenvolver o dispositivo para cortar o gás para que não aconteça um acidente maior”, explicou Silva.



A estudante Gabriela Pereira, de 14 anos, contou que a criação do sistema demandou bastante tempo dos alunos. “A gente fez bastante pesquisa, pegamos algumas informações com especialistas. Foi um estudo bem detalhado”, disse a adolescente. A jovem disse também que o dispositivo vai ajudar pessoas como a sua avó. “A minha avó tem muita dificuldade, ela sempre queima o arroz, esquece muito tempo no fogo porque gosta de falar no telefone”, comentou.

O equipamento visa beneficiar pessoas como a aposentada Nair Ambrósio, de 64 anos. “A gente esquece, vai para fora de casa, fica no telefone”, disse a idosa. Para ela, o dispositivo desenvolvido pelos alunos resolveria vários problemas em casa. “Seria útil, não queimaria mais a comida. Só percebo que está queimando quando sinto o cheiro. Esses dias mesmo eu coloquei uma torrada e quase pegou fogo em tudo”, contou a aposentada.

Estudantes de Sertãozinho desenvolvem sistema para cortar gás quando panela é esquecida no fogão


(Foto: Maurício Glauco/ EPTV)


G 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário