IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Qual é o numeral ordinal de três, de treze, de trinta e de trezentos?



VOCÊ SABE...

...qual é o numeral ordinal de três, de treze, de trinta e de trezentos?

Recentemente minha sobrinha comemorou seu terceiro aniversário. O numeral ordinal de treze é décimo terceiro; de trinta é trigésimo; e de trezentos é trecentésimo ou tricentésimo.

Escrever numerais por extenso é sempre um problema. Há aquela velha história do chefe que mandou a secretária fazer um cheque de R$600,00. Perguntou-lhe a secretária: “Como é que se escreve 600?” O chefe, imediatamente, ordenou: “Faça dois de 300”. E a secretária, sempre zelosa pelo bom português, perguntou: “300 é com “s” ou com “z”?” O chefe, já aborrecido, deu nova ordem: “Se não sabe escrever, faça quatro cheques de 150”. E ela, sedenta pelo saber, fez nova pergunta: “Chefe, o trema ainda existe?”. O chefe, perdendo definitivamente a paciência, implorou: “Paga em dinheiro vivo”.

Se você é o “chefe” ou a “secretária”, anote aí: seiscentos é com “sc” (seis+centos); trezentos é com “z”; e o trema foi abolido. O correto é cinquenta, sem trema. A forma “cincoenta” não tem registro oficial. O 14 é que tem duas grafias: quatorze ou catorze.

E, para terminar, um teste: qual é o ordinal de cinquenta e o de oitenta?

É quinquagésimo e octogésimo, e não “octagésimo”, como ouvimos com certa frequência.

Quando Romário fez seu gol de número 999, ou seja, faltava um para o milésimo, fui consultado por alguns jornalistas esportivos: “Como é o ordinal de 999?”.

Acredite é noningentésimo (ou nongentésimo) nonagésimo nono.

Duvido que alguém tenha usado o ordinal. No tênis, um atleta, em vez de estar na ducentésima septuagésima oitava posição, prefere ocupar a posição 278 da ATP.


http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/qual-e-o-numeral-ordinal-de-tres-de-treze-de-trinta-e-de-trezentos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário