IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O certo é 'eu me precavenho' ou 'eu me precavejo'? Veja essa e outras dúvidas de português


VOCÊ SABE...

...o que é lugar-comum?

Se você imaginou que era um lugar comum, enganou-se. Quero falar do lugar-comum, com hífen. Trata-se daquela expressão batida e tão repetida que já perdeu a graça. É o mesmo que chavão ou clichê.

Vejamos alguns exemplos encontrados com alguma frequência em nosso meio jornalístico:

1) O agente da lei teve que invadir a aeronave.

2) Ao apagar das luzes, o Palmeiras conseguiu dar a volta por cima e, finalmente, fez as pazes com a vitória.

3) O Chefe do Executivo respondeu em alto e bom som.

4) Via de regra, esse tipo de notícia estoura como uma bomba no congresso nacional.

5) É preciso aparar as arestas e chegar a um denominador comum.

6) Foi dar o último adeus ao amigo, e foi obrigado a dizer cobras e lagartos para o administrador do cemitério.

7) Sua explicação deixou a desejar.

8) Nada vai empanar o brilho da sua conquista.

9) Sua contratação veio preencher uma lacuna.

10) Vamos encerrar com chave de ouro.

11) O atacante estava completamente impedido.

12) O todo-poderoso Manchester United perdeu para um desconhecido clube da terceira divisão.

13) A festa não tem hora para acabar, mas amanhã o carioca volta à dura realidade.

14) São imagens impressionantes que nos deixam uma lição de vida.

15) Mas nem só de shows vive a cantora.

16) Muitos finalmente poderão realizar o sonho da casa própria.

17) Resta saber, se o governo vai pôr a ideia em prática.

18) Bandidos fortemente armados invadiram o banco e transformaram o saguão numa verdadeira praça de guerra.

19) E o cidadão tupiniquim continua sua via crúcis.

20) A fúria da natureza deixou um rastro de destruição.

21) As ruas viraram verdadeiros rios e o barco era o único meio de transporte.

22) O artista foi recepcionado por um batalhão de repórteres e cinegrafistas.

23) A ousadia dos traficantes não tem limites.

24) Para você ter uma ideia, eram 20 quilos de cocaína pura.

25) Cinco times ainda lutam para fugir do fantasma do rebaixamento.

26) O estádio virou um verdadeiro caldeirão.

27) Conseguiu carimbar o passaporte para as Olimpíadas.

28) O jogo está eletrizante.

29) O trânsito está complicado.

30) As eleições estão literalmente pegando fogo.


A DICA

Verbos – parte 13

Eu me PRECAVENHO ou PRECAVEJO?

Nenhum dos dois.

O verbo PRECAVER-SE é defectivo:

a) no presente do indicativo, só apresenta PRECAVEMOS e PRECAVEIS;

b) no presente do subjuntivo, nada;

c) o pretérito e o futuro são regulares (ele se PRECAVEU, ele se PRECAVERÁ).

Se as formas “precavejo” e “precavenho” não existem, a solução é “estou me precavendo” ou substituir por sinônimo (=”eu me previno”, “eu tomo cuidado”...)


O DESAFIO

Que é um monegasco?

a) quem nasce em Mônaco;

b) homem ou mulher que só tem um cônjuge;

c) relativo aos monges.

Resposta:

Letra (a). Monegasco é o natural ou habitante de Mônaco.

Quem só tem um cônjuge é monogâmico ou monógamo.

Monacal ou monástico é relativo aos monges.

http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/o-certo-e-eu-me-precavenho-ou-eu-me-precavejo-veja-essa-e-outras-duvidas-de-portugues.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário