IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Eles exporam ou expuseram? Veja esta e outras dúvidas de português


VOCÊ SABE...

...o que verdadeiramente significam e de onde vêm o verbo dizimar e a palavra dublê?

Dizimar vem do latim decimare, que significa “matar um a cada dez”. Daí o dízimo, que é a décima parte. Dízimo ou dízima é o imposto correspondente à décima parte do rendimento. Temos também a dízima periódica, que é a representação decimal de um número em que, depois da vírgula e a partir de certa ordem, há algarismos que se repetem infinitamente.

Dizem que na antiga Roma alguns imperadores, após a derrota em uma batalha, mandavam matar a décima parte dos seus soldados.

Dizimar, portanto, é “eliminar a décima parte”, destruir em parte ou quase completamente. Assim sendo, dizer que uma raça foi “totalmente dizimada” seria teoricamente um absurdo. O mais provável é que tenha sido completamente exterminada.

Dublê vem do francês double, que significa duplo, duplicado. Dublê é a pessoa que, devido à semelhança com outra, a substitui. Isso acontece com frequência no cinema. Dublê é o profissional que substitui o ator em cenas perigosas.

Hoje em dia, é frequente ouvirmos a palavra dublê usada para quem exerce dupla função: “Ela é dublê de atriz e modelo”; “Ele é dublê de pedreiro e jogador de futebol”.

É interessante observarmos que a palavra dublê está sendo usada com sentido pejorativo. Em geral, é quem exerce mal as duas funções. E isso me faz lembrar o pato, que não sabe nadar direito, voa mal e caminha esquisito.



A DICA

Verbos – parte 8



1ª) Eles EXPORAM ou EXPUSERAM?

O certo é EXPUSERAM.

O verbo EXPOR, como todos os derivados do verbo PÔR (=APOR, COMPOR,DEPOR, DISPOR, IMPOR, PROPOR, SUPOR...), deve seguir o verbo primitivo:

Eu PONHO - Eu EXPONHO (disponho, suponho, deponho...)

Eu PUS - Eu EXPUS (compus, impus, propus, supus...)

Eles PUSERAM - Eles EXPUSERAM (compuseram, propuseram...)

Se ele PUSESSE - Se ele EXPUSESSE (dispusesse, impusesse...)

Se eu PUSER - Se eu EXPUSER (compuser, depuser, propuser...)

Eu PUNHA - Eu EXPUNHA (dispunha, supunha, propunha...)



2ª) Eu EXTORCO ou ESTOU EXTORQUINDO?

Devemos usar ESTOU EXTORQUINDO, porque o verbo EXTORQUIR é defectivo: não tem a 1ª pessoa do singular do presente do indicativo e nada no presente do subjuntivo.



3ª) Eu FALO ou ESTOU FALINDO?

Eu FALO, se for do verbo FALAR.

O verbo FALIR é defectivo – só possui nós FALIMOS e vós FALIS no presente do indicativo; nada no presente do subjuntivo; pretérito e futuro são regulares.

A solução para o verbo FALIR é “eu ESTOU FALINDO” ou “eu ESTOU INDO À FALÊNCIA”.


O DESAFIO

Que é prosopopeia?

a) superfluidade de termos para dar mais vigor à expressão;

b) exagero da expressão linguística para reforçar uma ideia;

c) figura que consiste em emprestar aos seres inanimados ações próprias dos seres animados.

Resposta:

Letra (c). A palavra prosopopeia é formada por dois elementos de origem grega: “prosopo” (=pessoa) + “peia” (=fazer). Seria o mesmo que “personificação”: “As ondas beijavam a areia da praia”.



A superfluidade de termos para dar mais vigor à expressão é a definição de pleonasmo, e o exagero da expressão linguística para reforçar uma ideia é uma hipérbole.

http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/eles-exporam-ou-expuseram-veja-esta-e-outras-duvidas-de-portugues.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário