IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 19 de abril de 2014

História - Plano de Aula "Joana d'Arc de Luc Besson" e os grandes conflitos da Idade Média.

Introdução
Entre 1337 e 1453, a França duelava com a Inglaterra em seu território em batalhas que ficaram conhecidas como a Guerra dos Cem Anos. Nesse período, mais precisamente em 1412, nascia na Lorena a camponesa Joana d’Arc. Arrebatada por uma intensa religiosidade e por uma determinação inabalável, ela acreditava que libertar a França do jugo inglês era a sua missão divina. Para o professor Juliano Custódio Sobrinho, da Universidade Nove de Julho (Uninove), a questão heroica envolvida na história, o pano de fundo da guerra, os conflitos na Baixa Idade Média e a crise do poder feudal são boas justificativas para usar o filme. 

Objetivo 
Conhecer o modo de vida, as formas de comércio, a organização social e os conflitos da Idade Média. 

Conteúdo 
Idade Média, que vai do século 11 ao 15, e nascimento dos estados nacionais. 

Trechos selecionados 
A tomada de Reims por Joana D’Arc e Carlos VII (1h22m50s a 1h39m35s). Cena em que Carlos é coroado às pressas (1h46m48s a 1h49m03s). Também a decisão de Joana, logo em seguida, de rumar para Paris e continuar sua jornada (1h52m03s a 1h58m27s). 

Atividade 
Compare o filme com iconografias de época, como imagens de castelos na França que foram cenário das batalhas do filme e continuam preservados até os dias de hoje. Com esse material, debata em sala de aula a sociedade medieval, definindo as transformações que ela sofreu culminando em sua decadência e ascensão dos Estados nacionais. Estimule o aluno a fazer as ligações entre os fatos e determinar suas causas. 

Avaliação 
A avaliação pode ser feita por meio de texto ou participação no debate, verificando a capacidade do aluno em associar os eventos e entender os resultados. No caso, o declínio ao final da Idade Média.


professor da Universidade Nove de Julho (Uninove)

Nenhum comentário:

Postar um comentário