MÃE É MÃE, SEJA DE SANGUE OU DE CORAÇÃO.
DIA DAS MÃES É SINÔNIMO DE FESTAS, HOMENAGENS, CONFECÇÃO DE PRESENTES E APRESENTAÇÕES NA ESCOLA. DIAS ANTES, AS CRIANÇAS GERALMENTE ELABORAM, COM OS PROFESSORES, OS CONVITES PARA O GRANDE DIA. PORÉM, SERÁ QUE OS EDUCADORES SE LEMBRAM DE QUE NEM TODOS OS ALUNOS POSSUEM MÃE? OU, PELO MENOS, MÃE BIOLÓGICA?
ESPECIALMENTE NESSA ÉPOCA DO ANO, É MUITO IMPORTANTE TRABALHAR ESSE TEMA DE FORMA AMPLA, SEM PRECONCEITOS OU COMENTÁRIOS QUE POSSAM SER MAL INTERPRETADOS. AFINAL, NAS FAMÍLIAS DA SOCIEDADE ATUAL, MUITAS VEZES O PAPEL DE MÃE É DESEMPENHADO PELO PAI, PELA AVÓ, PELO IRMÃO, PELO AMIGO, PELA VIZINHA... CABE AO EDUCADOR VALORIZAR A FIGURA MATERNA, SEJA ELA QUEM FOR. É FUNDAMENTAL PERMITIR QUE OS PEQUENOS TRAGAM TAIS PESSOAS PARA A FESTA DE DIA DAS MÃES NA ESCOLA. PARA ISSO, TAMBÉM É PRECISO ABORDAR ESSA QUESTÃO PREVIAMENTE EM SALA DE AULA, PARA QUE AS CRIANÇAS ENTENDAM E RESPEITEM OS COLEGUINHAS QUE ESTIVEREM ACOMPANHADOS DE OUTRAS PESSOAS QUE NÃO A MÃE BIOLÓGICA.
FAÇA A DIFERENÇA!
FERNANDA MONTANO.
PROJETOS ESCOLARES
UMA DATA PRA LÁ DE ESPECIAL
VALORIZE A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO APRENDIZADO INFANTIL, ESTIMULANDO A INTERAÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS E DINÂMICAS.
CONVERSANDO SOBRE MÃES
EIXO TEMÁTICOS: NATUREZA E SOCIEDADE; LINGUAGENS ORAL E ESCRITA; ARTES VISUAIS; IDENTIDADE E AUTONOMIA; MOVIMENTO.
OBJETIVOS: TRABALHAR A AFETIVIDADE E A INTERAÇÃO SOCIAL; COMPREENDER AS DINÂMICAS E AS ESTRUTURAS FAMILIARES POR MEIO DO SIMBÓLICO E DO LÚDICO; VALORIZAR A FIGURA MATERNA.
IDADE: A PARTIR DE 3 ANOS.
COLOCANDO EM PRÁTICA:
DIRECIONE OS DIÁLOGOS SOBRE A FIGURA MATERNA PERMITINDO QUE OS ALUNOS TRAGAM AS INFORMAÇÕES DE ACORDO COM SEUS CONHECIMENTOS. LEVE-OS A PERCEBER QUE NEM SEMPRE É A MÃE QUE CUIDA DAS CRIANÇAS. MUITAS VEZES, ESSES CUIDADOS SÃO RELEGADOS À AVÓ, À TIA, À VIZINHA E ATÉ À IRMÃ MAIS VELHA, ALÉM DOS CASOS NOS QUAIS A FIGURA MASCULINA, COMO TIO, AVÔ, IRMÃO OU VIZINHO FAZ ESSE PAPEL.
FAÇA OS REGISTROS DOS DIÁLOGOS E PRODUZA UMA LISTA COM OS NOMES DAS MÃES. EM OUTRO MOMENTO, TRABALHE ESSA LISTAGEM COM OS ALUNOS, QUESTIONANDO-OS SOBRE A QUANTIDADE DE LETRAS DOS NOMES, QUAL A PRIMEIRA E A ÚLTIMA E QUAIS PALAVRAS SÃO IGUAIS OU PARECIDAS.
JOGO DOS NOMES
MATERIAIS: LÁPIS PRETO, FOLHAS DE PAPEL SULFITE TAMANHO A4, RÉGUA, SACO DE TNT OU CAIXA DE PAPELÃO PEQUENA, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA:
AUXILIE AS CRIANÇAS A TRAÇAR, COM AJUDA DE UMA RÉGUA, DEZ RETÂNGULOS EM PAPEL SULFITE. RECORTE-OS E ORIENTE OS ALUNOS A ESCOLHER DEZ NOMES DA LISTA FEITA NA ATIVIDADE ANTERIOR E ESCREVÊ-LOS NESSES PEDAÇOS DE PAPEL.
RE-ESCREVA TODOS OS NOMES LISTADOS EM PEQUENOS RETÂNGULOS DE PAPEL SULFITE DE 2X8CM, DOBRE-OS E COLOQUE-OS EM UM SACO DE TNT OU EM UMA CAIXA DE PAPELÃO PEQUENA. UM ALUNO POR VEZ DEVE RETIRAR UM PEPEL DO SAQUINHO E, COM SUA AJUDA, FAZER A LEITURA DO NOME. DEIXE, ENTÃO, QUE TODOS VERIFIQUEM SE A PALAVRA LIDA FAZ PARTE DA SUA LISTA INDIVIDUAL. EM CASO POSITIVO, O ALUNO DEVE RISCÁ-LO COM UM "X". DO CONTRÁRIO, AGUARDA O PRÓXIMO NOME SORTEADO. O JOGO PROCEDE DA MESMA FORMA. GUANHA QUEM RISCAR PRIMEIRO TODOS OS NOMES DA SUA LISTA.
AJUDANTE:
MATERIAIS: FOLHAS DE PAPEL SULFITE TAMANHO A4, LÁPIS DE COR.
COLOCANDO EM PRÁTICA:
REÚNA AS CRIANÇAS E QUESTIONE-AS SOBRE AS COISAS QUE ELAS PODEM FAZER SOZINHAS, AS QUE DEVEM FAZER COM AJUDA DE OUTRAS PESSOAS E AS QUE NÃO PODEM SER FEITAS POR ELAS.
APÓS REGISTRAR ESSAS INFORMÇÕES, PERMITA-LHES QUE FALEM COMO AJUDAM AS MAMÃES EM CASA. PEÇA-LHES QUE DESCREVAM SUAS ATIVIDADES PARA QUE VOCÊ POSSA REGISTRÁ-LAS E ANOTÁ-LAS. EM SEGUIDA, SOLICITE QUE CASA CRIANÇA FAÇA UM DESENHO PARA REPRESENTAR A TAREFA QUE REALIZA PARA AJUDAR A MAMÃE. AS PRODUÇÕES DEVE COMPOR UM GRANDE MURAL.
GOSTOSURAS DA MAMÃE
MATERIAIS: CARTOLINA; COLA BRANCA; REVISTAS USADAS; TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA:
ORIENTE OS ALUNOS A REALIZAR UMA PESQUISA COM A FAMÍLIA PARA QUE TRAGAM PARA A SALA DE AULA UMA RECEITA PREPARADA PELA MAMÃE OU PELA PESSOA QUE CUIDA DA CRIANÇA.
EM UMA RODA DE CONVERSA, LEIA COM A TURMINHA AS RECEITAS. REGISTRE OS DIÁLOGOS E APROVEITE A OPORTUNIDADE, POIS MUITOS QUESTIONAMENTOS PODEM SURGIR E SERVIR DE ORIENTAÇÃO PARA DIAGNÓSTICOS DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E DE APRENDIZAGEM.
COM AS RECEITAS EM MÃOS, AJUDE OS ALUNOS A PREPARAR UM GRANDE LIVRO COLETIVO. PARA ISSO, AUXILIE-OS A FAZER A RE-ESCRITA COLETIVA DE CADA RECEITA EM METADE DE UMA CARTOLINA. TRABALHANDO UM TEXTO POR VEZ, PEÇA AOS ESTUDANTES QUE RECORTEM GRAVURAS DE REVISTAS E COLEM NAS PÁGINAS DO LIVRO PARA DECORÁ-LO. DEPOIS DE PRONTO, CADA ALUNO DEVE LEVÁ-LO PARA CASA. DETERMINE A QUANTIDADE DE DIAS QUE CADA CRIANÇA FICARÁ COM O MATERIAL, EXPLICANDO-LHES OS CUIDADOS NECESSÁRIOS.
A CADA RETORNO, REÚNA A TURMA PARA QUE DESCREVAM AS RECEITAS REALIZADAS, EM CASA, PELAS MAMÃES OU PELAS PESSOAS QUE CUIDAM DELAS.
MÃES DE VOLTA À INFÂNCIA
COLOCANDO EM PRÁTICA
CONVIDE AS MÃES (OU A PESSOA QUE REPRESENTA TAL PAPEL) A PASSAR UM DIA NA ESCOLA COM SEUS FILHOS, FAZENDO TUDO O QUE ELES FAZEM NA ROTINA ESCOLAR. SOLICITE-LHES QUE USEM ROUPAS CONFORTÁVEIS, LEVEM LANCHE (SE NÃO PUDER SER FORNECIDO PELA ESCOLA), ESCOVA DE DENTE, COPINHO PLÁTICO, TOALHINHA E TUDO O QUE AS CRIANÇAS USAM DIARIAMENTE. SE FOR DIA DE LEVAR UM BRINQUEDO, PEÇA QUE ELAS TAMBÉM LEVEM UM.
DENTRO DO POSSÍVEL, TENTE PREPARAR AS ATIVIDADES O MAIS PRÓXIMO DAS REALIZADAS PELAS CRIANÇAS, COMO A HORA DE CONTAR HISTÓRIAS, A RODA DE CONVERSA, AS BRINCADEIRAS, ETC.
ORIENTE A TURMINHA A AUXILIAR AS MAMÃES NAS SUAS DIFICULDADES. AO FINAL DO DIA, REÚNA TODOS PARA UMA CONVERSA E PERGUNTE, TANTO PARA AS CRIANÇAS QUANTO PARA AS MÃES, O QUE ACHARAM E COMO SE SENTIRAM. FAÇA A ANOTAÇÃO DOS COMENTÁRIOS, FOTOGRAFE E, SE POSSÍVEL, FILME TODO O DECORRER DO DIA. ENTÃO, MONTE UM MURAL COM AS FOTOS E COMENTÁRIOS SOBRE A ATIVIDADE E MANTENHA EXPOSTO DURANTE O MÊS.
MÃE EM CONTO
MATERIAIS: FOLHAS DE PAPEL SULFITE BRANCO, TAMANHO A4, LÁPIS DE COR OU CANETINHAS COLORIDAS.
COLOCANDO EM PRÁTICA
CONTE A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO EM UMA RODA DE CONVERSA. EM SEGUIDA, SOLICITE QUE AS CRIANÇAS DESCREVAM A MÃE DA PERSONAGEM DA HISTÓRIA E O QUE ELA QUERIA QUE A FILHA FIZESSE, QUAIS FORAM AS ORIENTÃÇÕES, COMO ERA ESSA CASA, QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO LOBO, O QUE FAZ UM CAÇADOR E ONDE ELE TRABALHA.
FAÇA O PAPEL DE ESCRIBA E, COM AS CRIANÇAS, RECRIE A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO, FAZENDO UM LIVRO COLETIVO COM DESENHOS QUE POSSAM REPRESENTAR CADA MOMENTO DA HISTÓRIA. FORME UM GRUPO DE CRIANÇAS PARA CONTAR A HISTÓRIA PARA AS OUTRAS SALAS. TRABALHE, TAMBÉM, OS CONTOS NOS QUAIS AS PRINCESAS NÃO TÊM MÃES, COMO A BRANCA DE NEVE, LEVANDO, COM CUIDADO, ESSA QUESTÃO À SALA. NESSE MOMENTO, FALE DA IMPORTÂNCIA DA FIGURA MATERNA, INCLUINDO A MÃE ADOTIVA.
LEMBRANÇAS PARA A MAMÃE
CORAÇÕES MENSAGEIROS
MATERIAIS: COLA BRANCA, PAPEL LUMINI DE TRÊS CORES DIFERENTES, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS
1- RECORTE UM QUADRADO DE PAPEL LUMINI COM 10CM DE LADO E DOBRE-O NA DIAGONAL.
2- ABRA-O E DOBRE-O NOVAMENTE, NA OUTRA DIAGONAL. O PAPEL FICARÁ COM QUATRO MARCAÇÕES.
3- DOBRE UMA DAS PONTAS ATÉ A MARCAÇÃO CENTRAL.
4- DOBRE A PONTA OPOSTA ATÉ EM CIMA, COBRINDO A DOBRA FEITA ANTERIORMENTE.
5- DOBRE AS DUAS PONTAS LATERAIS PARA CIMA.
6- FAÇA UMA PEQUENA DOBRA EM CADA UMA DAS PONTAS, PARA FORMAR O CORAÇÃO.
7- REPITA OS PROCEDIMENTOS COM UM QUADRADO DE PAPEL LUMINI COM 6CM DE LADO. COLE O CORAÇÃO MENOR SOBRE O MAIOR.
8- RECORTE UM RETÂNGULO DE PAPEL LUMINI COM 18X10CM E DOBRE-O AO MEIO, NO SENTIDO MAIOR. COLE A DOBRADURA SOBRE O CARTÃO PARA FINALIZAR.
COLOCANDO EM PRÁTICA
ORIENTE AS CRIANÇAS A FAZER A DOBRADURA DE CORAÇÃO CONFORME ORIENTAÇÕES DO PASSO-A-PASSO E SOLICITE-LHES QUE ESCREVAM OU DESENHEM UMA MENSAGEM PARA A MAMÃE NA PARTE INTERNA DO CARTÃO, AUXILIANDO-AS NA ESCRITA, SE NECESSÁRIO. FINALIZE O CARTÃO, PEDINDO QUE OS ALUNOS COLEM O CORAÇÃO DE DOBRADURA NA CAPA.
CARTÃO COM FLORES SECAS
MATERIAIS: COLA BRANCA, FLORES SECAS, FOLHAS DE PAPEL SULFITE BRANCO, TAMANHA A4, PAPEL-CARTÃO, PAPEL COLOR SET, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS
1- CORTE UM CÍRCULO DE PAPEL COLOR SET COM 8CM DE DIÂMETRO. COLE SOBRE ELE UM RAMINHO DE FLORES SECAS, QUE AS CRIANÇAS LEVARAM PARA A ESCOLA.
2- CORTE UM RETÂNGULO DE PAPEL - CARTÃO COM 12X24 CM E DOBRE-O AO MEIO, NO SENTIDO DO TAMANHO MAIOR. NA PARTE INTERNA, COLE UM QUADRADO DE PAPEL SULFITE BRANCO, ONDE AS CRIANÇAS ESCREVERÃO UMA MENSAGEM PARA A MAMÃE.
3- NA PARTE FRONTAL, AO CENTRO, COLE A PEÇA FEITA NO PRIMEIRO PASSO. VOCÊ TAMBÉM PODE CRIAR VARIAÇÕES DE MODELOS.
COLOCANDO EM PRÁTICA
UM MÊS ANTES DA ATIVIDADE, SOLICITE QUE AS CRIANÇAS LEVEM À ESCOLA FLORZINHAS PARA SEREM COLOCADAS DENTRO DE UM LIVRO, PARA QUE ELAS SEQUEM. MOSTRE PARA AS CRIANÇAS TODO O PROCESSO E COMO AS FLORES FICARAM. NO DIA PREVISTO PARA A ATIVIDADE, DISTRIBUA UM RAMINHO PARA CADA ALUNO E ORIENTE-OS NO PASSO-A-PASSO. EM SEGUDA, AUXILIE AS CRIANÇAS A ESCREVER UMA MENSAGEM PARA A MAMÃE E DEIXE QUE ELAS LEVEM O CARTÃO PARA CASA PARA PRESENTEAR SUAS MÃES OU RESPONSÁVEIS.
JOGO DOS CORAÇÕES
MATERIAIS: CAIXAS DE FÓSFOROS VAZIAS, CAIXA DE PAPELÃO QUADRADA, COLA BRANCA, CORAÇÕES COLORIDOS (PRONTOS NA FOLHA DE MOLDES), FITA ADESIVA, LÁPIS DE COR, PAPEL COLOR SET AMARELA, AZUL, VERDE E VERMELHO, PAPEL-CARTÃO, PAPEL KRAFT, PINCÉIS, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA, TINTAS GUACHE.
COLOCANDO EM PRÁTICA
AJUDE AS CRIANÇAS A MONTAR UM DADO, ENCAPADO A CAIXA DE PAPELÃO COM O PAPEL KRAFT DEPOIS DE FECHAR A CAIXA COM A FITA ADESIVA, SE NECESSÁRIO. APROVEITE A OPORTUNIDADE PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE DOS PEQUENOS. PARA ISSO, DIVIDA-OS EM PEQUENOS GRUPOS E ENTREGUE-LHES OS PINCÉIS E AS TINTAS GUACHE PARA QUE CADA EQUPE PINTE UMA FACE DO DADO. ORIENTE-OS A ESCREVER O NÚMERO CORRETO QUE CADA LADO REPRESENTARÁ OU DEIXE QUE RECORTEM OS NÚMEROS EM REVISTAS.
APÓS ESSE MOMENTO, MULTIPLIQUE OS CORAÇÕES GRANDES E PEQUENOS (DISPONÍVEIS NA FOLHA DE MOLDES). COLE-OS EM PAPEL-CARTÃO E RECORTE-OS. PARA CADA GRUPO DE CRIANÇAS, ENCAPE QUATRO CAIXAS DE FÓSFOROS COM O PAPEL COLOR SET, SENDO UMA COR PARA CADA, ENTRE AZUL, VERDE, VERMELHO E AMARELO. ALÉM DAS CAIXAS DE FÓSFOROS ENCAPADAS, CADA EQUIPE DEVE RECEBER UM KIT DESSE MATERIAL. DEPOIS QUE CADA CRIANÇA, DE CADA GRUPO, ESCOLHER SUA COR, O JOGO PODE SER INICIADO. O SORTEADO PARA COMEÇAR A BRINCADEIRA JOGA O DADO. A QUANTIDADE INDICADA NA FACE VIRADA PARA CIMA É O NÚMERO DE CORAÇÕES PEQUENOS, DA COR ESCOLHIDA NO INÍCIO DA BRINCADEIRA, QUE O JOGADOR DEVERÁ PEGAR E GUARDAR EM SUA CAIXINHA. APÓS ALGUMAS RODADAS, ORIENTE OS ALUNOS A FAZER A CONTAGEM DOS CORAÇÕEZINHOS DE SUAS CAIXINHAS. CADA DEZ CORAÇÕES PEQUENOS VALEM UM GRANDE. DETERMINE A QUANTIDADE DE RODADAS ADEQUADA PARA QUE AS CRIANÇAS NÃO FIQUEM ENFADADAS COM A BRINCADEIRA. O IMPORTANTE É QUE OS ESTUDANTES LEVANTEM HIPÓTESES, CONSTRUAM SEUS RACIONCÍNIOS E DIVIRTAM-SE.
MOLDES:
JOGO DAS TRÊS FASES
MATERIAIS: CARTAS COM ILUSTRAÇÕES DOS NÚMEROS E SUA REPRESENTAÇÃO EM LIBRAS (PRONTAS NA FOLHA DE MOLDES), COLA BRANCA, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
PARA UTILIZAR A LIBRA COMO RECURSO DIDÁTICO DIFERENCIADO, PARA ENRIQUECIMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO, MULTIPLIQUE AS 21 CARTAS, QUE POSSUEM TRÊS ESPAÇOS DISTINTOS: A REPRESENTAÇÃO DO NÚMERO EM LIBRAS, O NÚMERO, E UMA LACUNA EM BRANCO, BEM COMO O OUTRO GRUPO DE CARTINHAS QUE SE ENCAIXAM NESSA TERCEIRA COLUNA EM BRANCO, CONTENDO ILUSTRAÇÕES DE CORAÇÕES NAS QUANTIDADES CORRESPONDENTES. ORGANIZE AS CRIANÇAS EM DUPLAS OU EM PEQUENOS GRUPOS E APRESENTE AS CARTAS, UMA A UMA, MOSTRANDO A REPRESENTAÇÃO EM LIBRAS. EM SEGUIDA, ORIENTE-AS A FAZER A CORRESPONDÊNCIA DOS NÚMEROS, ENCAIXANDO AS CARTINHAS NAS COLUNAS CORRETAS. APÓS APRENDEREM O SINAL DE CADA NUMERAL EM LIBRAS, DESAFIE AS CRIANÇAS A CRIAR REGRAS PARA O JOGO.
MOLDES
GINCANA DA FAMÍLIA
MATERIAIS: CARTOLINA OU PAPEL KRAFT, TIRAS DE PANO TNT, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
PROPORCIONE UM MOMENTO ALEGRE DE DESCONTRAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS E SUAS MÃES OU SEUS REPRESENTANTES. DIVIDA AS MÃES E SEUS FILHOS EM EQUIPES, SEPARANDO OS GRUPOS POR CORES. PARA IDENTIFICAR CADA TIME, FAÇA TIRAS DE PANO TNT NAS CORES QUE OS REPRESENTAM E AMARRE-AS NOS PULSOS DOS PARTICIPANTES. PREPARE, TAMBÉM, UM PLACAR EM CARTOLINA OU PAPEL KRAFT, PARA MARCAR A PONTUAÇÃO DA EQUIPES.
OLHA A TORRE
MATERIAIS: CAIXAS DE LEITE VAZIAS, CD MUSICAL, COLA BRANCA, PAPEL COLOR SET, RÁDIO PORTÁTIL, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
MAIS ALUNS PARES DE MÃES E FILHOS DEVEM SER SEPARADOS PARA ESSA ATIVIDADE. ENCAPE NO MÍNIMO TRÊS GRUPOS DE VINTE CAIXAS DE LEITE OU DE PAPELÃO QUE TENHA UM TAMANHO PARECIDO, IDENTIFICANDO CADA CONJUNTO COM UMA COR DIFERENTE. PROVIDENCIE UM RÁDIO PORTÁTIL E UM CD COM MÚSICAS APROPRIADAS. MISTURE TODAS AS CAIXAS E COLOQUE-AS NO CHÃO PARA QUE CADA DUPLA DE MÃE E FILHO, REPRESENTE DE UMA EQUIPE, SEPARE UMA COR DE CAIXA, COMBINADA ANTES DO INÍCIO DA BRINCADEIRA. COLOQUE UMA MÚSICA PARA TOCAR E, ENQUANTO ISSO, AS DUPLAS DEVEM IR MONTANDO UMA TORRE, O MAIS RÁPIDO E ALTO QUE CONSEGUIREM. DEPOIS DE POUCOS MINUTOS, DESLIGUE A MÚSICA. A DUPLA QUE CONSEGUIR FAZER A TORRE MAIS ALTA, SEM DEIXÁ-LA CAIR, DURANTE O TEMPO EM QUE A MÚSICA ESTIVER TOCANDO, SERÁ A GANHADORA.
MÃE POR UM DIA
MATERIAIS: ELÁSTICO E PRESILHAS DE CABELO, GUARDANAPOS, MINGAU OU PAPINHA, PENTES PARA CABELO, PRATOS E TALHERES PLÁSTICOS, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA, PANO TNT.
COLOCANDO EM PRÁTICA
ESCOLHA OUTRAS DUPLAS DE MÃES E FIHOS PARA REPRESENTAR AS EQUIPES. CONFECCIONE UM BABADOR, COM UM PEDAÇO DE PANO TNT, PARA CADA MÃE. PEÇA-LHES QUE SE SENTEM EM UMA ALTURA FAVORÁVEL PARA AS CRIANÇAS E ORIENTE CADA ALUNO A COLOCAR O BABADOR EM SUA MÃE OU REPRESENTANTE, AJEITÁ-LO NA MESA E LHE DAR COMIDA NA BOCA, CUIDANDO PARA QUE A MAMÃE COMA TUDO E NÃO SE ESQUECENDO DE LIMPAR SUA BOCA, QUANDO NECESSÁRIO. APÓS ESSA ETAPA, AS CRIANÇAS DEVEM RETIRAR O BABADOR, PENTEAR E ENFEITAR OS CABELOS DA MAMÃE COM OS ELÁTICOS E PRESILHAS. VENCE A EQUIPE QUE CUMPRIR PRIMEIRO TODA A TAREFA.
DE CORAÇÃO PARA CORAÇÃO
MATERIAIS: BARBANTE OU FITA DE CETIM FINA; CAIXA DE PAPELÃO, COLA BRANCA, CORAÇÕES (PRONTOS), FITA ADESIVA, FURADOR DE PAPEL, LÁPIS PRETO, PAPEL COLOR SET, PAPEL KRAFT, TESOURA COM PONTA ARRREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
PARA REALIZAR ESSA BRINCADEIRA, RECORTE UM CORAÇÃO EM PAPEL KRAFT, NO TAMANHO EQUIVALENTE A CERCA DE QUATRO FOLHAS DE PAPEL KRAFT OU NO TAMANHO QUE ACHAR ADEQUADO PARA A SALA, FIXE-O NA PAREDE, PRÓSIMO AO LOCAL ESCOLHIDO PARA A ATIVIDADE.
ALGUNS DIAS ANTES, DISTRIBUA PARA AS CRIANÇAS DOIS PEDAÇOS DE PAPEL SULFITE, NO TAMANHO DE 3X6 CM, E ORIENTE-AS A ESCREVER O SEU NOME EM UM DOS PAPÉIS, E O NOME DE SEU PARCEIRO DE DUPLA (MÃE OU RESPONSÁVEL) NO OUTRO. SEPARE ALGUNS PAPEIZINHOS EM BRANCO PARA O DIA DA ATIVIDADE, CASO SEJA NECESSÁRIO QUE ALGUMA CRIANÇA FAÇA OUTRO CARTÃO.
EM SEGUIDA, COM O FURADOR DE PAPEL, FAÇA UM ORIFÍCIO EM UMA DAS EXTREMIDADES DE CADA CARTÃO. ENTREGUE AOS ALUNOS UM PEDAÇO DE FITA DE CETIM FINA, OU BARBANTE, COM 25 CM DE COMPRIMENTO, E ORIENTE-OS A PASSÁ-LA PELOS FUROS, AMARRANDO UM CARTÃO EM CADA PONTA. SOLICITE-LHES QUE FINALIZEM, DANDO UM LAÇO NA PARTE CENTRAL DA FITA OU DO BARBANTE, FICANDO, ASSIM, OS CARTÕES PENDURADOS NAS PONTAS.
MULTIPLIQUE OS CORAÇÕES (DISPONÍVEIS NA FOLHA DE MOLDES), CORTE-OS AO MEIO, SEGUINDO A LINHA DESENHADA, E COLOQUE-OS EM UMA CAIXA DE PAPELÃO ENCAPADA COM PAPEL KRAFT E DECORADA. PREPARADOS OS MATERIAIS, DÊ INÍCIO AO JOGO: PEQUENOS GRUPOS POR VEZ DEVEM PROCURAR AS DUAS METADES COMPATÍVEIS DO SEU CORAÇÃO E ENCAIXÁ-LAS, PERFEITAMENTE. QUANDO ENCONTRAR O CORAÇÃO POR INTEIRO, AS DUPLAS DEVEM COLÁ-LO DENTRO DO CORAÇÃO, PARA IDENTIFICAR A PEÇA. SOLICITE ÀS MÃES QUE ESCREVAM UMA ÚNICA PALAVRA NESSE ESPAÇO, EXPRESSANDO SEU SENTIMENTO, COMO ALEGRIA, AMOR, GRATIDÃO, ETC, E DEIXE O TRABALHO EXPOSTO DURANTE TODO O MÊS DE MAIO. AO FINAL, DÊ OS CORAÇÕEZINHOS PARA AS CRIANÇAS LEVAREM PARA CASA E GUARDAREM DE RECORDAÇÃO.
MOLDE
SAPATOS MISTURADOS
MATERIAIS: CAIXA DE PAPELÃO, COLA BRANCA, PAPEL KRAFT, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA, VENDA PARA OS OLHOS.
COLOCANDO EM PRÁTICA
ENCAPE UMA CAIXA DE PAPELÃO NÃO MUITO GRANDE COM PAPEL KRAFT, OU OUTRO PAPEL DE SUA PREFERÊNCIA, E SEPARE UMA DUPLA DE MÃE E FILHO PARA REPRESENTAR CADA EQUIPE. SOLICITE QUE CADA MÃE RETIRE OS SAPATOS DE SEU FILHO E OS COLOQUE DENTRO DA CAIXA, QUE DEVE SER CHACOALHADA, PARA MISTURAR OS CALÇADOS. FEITO ISSO, DE OLHOS VENDADOS, AS MÃES DEVEM PROCURAR O PAR DE SAPATOS DE SEU FILHO E CALÇÁ-LOS NA CRIANÇA, QUE DEVE ESTAR SENTADA. AS MÃES PODEM SER AUXILIADAS A ENCONTRAR A CAIXA E DEPOIS SEUS FILHOS. VENCE A EQUIPE CUJA MÃE COLOCAR PRIMEIRO OS SAPATOS CORRETAMENTE, NA CRIANÇA.
MONTANDO PALAVRAS
MATERIAIS: CAIXAS DE FÓSFOROS VAZIAS, COLA BRANCA, PAPEL COLOR SET DE DIVERSAS CORES, RISCOS DAS SÍLABAS (PRONTAS), TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
MULTIPLIQUE AS PALAVRAS DISPONÍVEIS NA FOLHA DE MOLDES E COLE CADA UMA DAS SÍLABAS EM UMA CAIXINHA DE FÓSFOROS, PREVIAMENTE ENCAPADA COM PAPEL COLOR SET. CADA TRÊS PALAVRAS DEVEM SER COLADAS EM CAIXINHAS DA MESMA COR. SEPARE NOVOS PARES DE MÃES E FILHOS PARA REPRESENTAR AS EQUIPES E ENTREGUE UM CONJUNTO DE PALAVRAS PARA CADA, ORIENTANDO-OS, EM SEGUIDA, A ORDENAR DE MANEIRA CORRETA AS SÍLABAS PARA COMPOR AS PALAVRAS. VENCE A EQUIPE QUE MONTAR AS PALAVRAS PRIMEIRO.
MOLDES
MURAL COLETIVO
MATERIAIS: CANETINHAS COLORIDAS, COLA BRANCA, FITA ADESIVA, GIZES CERA, LANTEJOULAS, PAPEL KRAFT, PEDAÇOS DE PAPEL COLORIDOS, RETALHOS DE TECIDO, TINTAS GUACHE.
COLOCANDO EM PRÁTICA
FIXE CERCA DE DEZ FOLHAS DE PAPEL KRAFT NA PAREDE E DISTRIBUA OS DEMAIS MATERIAIS PARA QUE AS CRIANÇAS E SEUS ACOMPANHANTES, CONJUNTAMENTE, EXPRESSEM COMO FOI PARA ELES ESSE DIA. O MURAL SERÁ O SÍMBOLO DESSES MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO E ALEGRIA E DEVE FICAR EXPOSTO DURANTE TODO O MÊS DAS MÃES.
FINALIZE ESSE GRANDE ENCONTRO COM UM CHÁ COM BOLO PARA AS MAMÃES (SOLICITE QUE AS FAMÍLIAS TRAGAM UM PRATO PARA A OCASIÃO). SE POSSÍVEL O CHÁ OU SUCO PODEM SER OFERECIDOS PELA ESCOLA. NESSE MOMENTO, FAÇA TAMBÉM A ENTREGA DAS LEMBRANCINHAS PREPARADAS PELAS CRIANÇAS PARA AS SUAS MÃES.
fonte: projetos escolares - n.48.
http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2010/04/dia-das-maes-16-ideias-de-dinamicas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário