APESAR DE SER DIFÍCIL EXPLICAR AOS ALUNOS NESSA IDADE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL, A PROFESSORA YARA RECOMENDA QUE A HISTÓRIA SEJA CONTADA COM BASTANTE SIMPLICIDADE. "HÁ MUITO TEMPO ATRÁS, AQUI NO BRASIL SÓ HAVIA ÍNDIOS. ELES VIVIAM EM TRIBOS, ANDAVAM NUS, NÃO PRECISAVAM DE DINHEIRO. OS PORTUGUESES QUE ESTAVAM NAVEGANDO NAS SUAS CARAVELAS CHEGARAM NUMA PRAIA HABITADA PELOS ÍNDIOS, SE INSTALARAM E TAMBÉM QUISERAM VIVER AQUI". PARA ELA, NO ENSINO INFANTIL AINDA É MUITO CEDO PARA ABORDAR O COMPLEXO ENCONTRO ENTRE AS DUAS CIVILIZAÇÕES.
MAQUETE DO DESCOBRIMENTO
O EXERCÍCIO AJUDA AS CRIANÇAS A VISUALIZAREM A CHEGADA DOS PORTUGUESES NO LITORAL BRASILEIRO.
PASSO-A-PASSO
OBSERVAÇÃO: DEPENDENDO DA IDADE DAS CRIANÇAS, PODE-SE PEDIR PARA QUE ELAS CONSTRUAM BONECOS QUE REPRESENTEM OS NAVEGADORES PORTUGUESES EM ARGILA. A ARGILA TAMBÉM PODE AUXILIAR NA FIXAÇÃO DO PALITO NA BASE DE ISOPOR.
MOLDES:
FONTE: GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 2006.
MAQUETE DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL, DESCOBRIMENTO DO BRASIL, MODELO DE MAQUETE COM MOLDES DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL.
FONTE:
http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2010/04/descobrimento-do-brasil-maquete-do.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário