IMPOSTÔMETRO:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Pesquisa revela quais são os 20 alimentos mais viciantes de todos

Quem busca uma alimentação mais correta em termos nutricionais geralmente procura diminuir o consumo de alimentos industrializados, processados e ricos em gordura e açúcar. O problema é que esses itens são os que mais fazem falta durante o processo de reeducação alimentar – quem é que não sente vontade de pedir uma pizza e/ou de chafurdar em um pote de sorvete de vez em sempre?


A questão aqui vai além da simples preferência. Alimentos ricos em açúcar e gordura têm um poder especial em nosso cérebro e ativam o nosso centro de recompensa, que é a mesma área ligada a vícios.


Para explorar essa relação entre comida e vício, um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan resolveu estudar a questão a fundo e, além de tudo, elencar quais são os alimentos mais viciantes da nossa dieta moderna, que dá preferência ao que já vem pronto e tem mais apelo de sabor.


A pesquisa foi realizada em duas partes, sendo que a primeira envolveu uma coleta de dados de 120 estudantes universitários e a segunda de 384 outros voluntários. Os participantes da primeira fase do estudo tinham idades entre 18 e 23 anos e foram apresentados a uma escala que relacionava alguns alimentos e seus níveis de poder de vício.


Em seguida, foram apresentados a uma série de imagens de alimentos e na sequência deveriam elencar aqueles com os quais tinham mais “problemas”, tais como comer em excesso, ter a sensação de não conseguir parar de comer e apresentar tolerância. Adivinha só? Dos 35 alimentos exibidos aos voluntários, aqueles considerados mais viciantes eram os que tinham altas doses de açúcar e gordura.


Já na segunda parte da pesquisa, os participantes, que tinham idades entre 18 e 64 anos, deveriam avaliar as 35 imagens com notas de um a sete, sendo que sete seria o nível “extremamente problemático”.


Na conclusão da pesquisa, os cientistas disseram que, assim como acontece com as drogas de abuso, como álcool, nicotina e cocaína, esses alimentos altamente processados tendem a desencadear respostas biológicas que são semelhantes às de comportamentos viciantes, principalmente por estarem relacionados a altos níveis de recompensa. Confira a seguir quais são os alimentos mais viciantes, de acordo com a pesquisa:


1 – Pizza
2 – Chocolate
3 – Salgadinho
4 – Cookies
5 – Sorvete
6 – Batata frita
7 – Cheeseburger
8 – Refrigerante
9 – Bolo
10 – Queijo
11 – Bacon
12 – Frango frito
13 – Salgadinhos assados
14 – Pipoca amanteigada
15 – Cereal matinal
16 – Gummies
17 – Bife
18 – Muffins
19 – Nozes
20 – Ovos


Fonte: Mega Curioso (Via Mental Floss)