IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 22 de agosto de 2015

Isso é o que acontece quando você cozinha demais um ovo

Ovos são ótimos para a saúde, não há dúvidas. Uma prova disso é quando você os cozinha demais e sua gema fica esverdeada. Os ovos que você cozinha estão lutando contra um gás mortal – o sulfeto de hidrogênio, muito temido pelos mineradores pois pode sufocar, envenenar ou até mesmo explodir pessoas. Esse gás também surge quando você cozinha ovos.

No entanto, os ovos não querem te prejudicar, mesmo que você os esteja preparando para comer. Para ter uma prova do que estamos falando, basta abrir um ovo que ficou tempo demais cozinhando: sua gema estará cinza-esverdeada. Explicamos abaixo:

O sulfeto de hidrogênio nasce da clara do ovo. As proteínas da clara possuem enxofre, que se combina com o hidrogênio para criar o sulfeto de hidrogênio. Este, por sua vez, entra no ovo devido ao gradiente de solubilidade, que diminui com o calor (solubilidade é a quantidade de material que pode ser dissolvida em líquidos). Conforme o exterior do ovo fica mais quente, o gás é forçado a entrar na gema, que possui ferro.

Quando o ferro se encontra com o sulfeto de hidrogênio, o resultado é o sulfeto de ferro, que possui aquele tom esverdeado.

Em outras palavras, quanto mais você deixa o ovo cozinhando, mais sulfeto de ferro é produzido, e mais verdes as gemas ficam. [io9]

Nenhum comentário:

Postar um comentário