IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 21 de julho de 2015

SAUDADES e CORONEL FREITAS - têm calamidade pública homologada,em SC


Decretos foram acatados pela Defesa Civil Estadual nesta terça (21). Liberação de recurso ainda depende do Ministério da Integração Nacional. 


Saudades e Coronel Freitas, no Oeste catarinense, tiveram os decretos municipais de calamidade pública homologados pela Defesa Civil Estadual nesta terça-feira (21). Para a liberação de recursos para reconstrução, ainda resta o reconhecimento do Ministério da Integração Nacional. 

Conforme a Defesa Civil Estadual, o reconhecimento foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça. Junto com a prefeitura, um coordenador da Defesa Civil realizou um levantamento prévio de danos para viabilizar a homologação. O processo de reestruturação já é feito, informou o órgão. 

Agora, os municípios elaboram um plano de trabalho detalhado para apresentação ao Ministério da Integração. Este é uma dos pré-requisitos para a liberação de recursos. Somente em Saudades, conforme levantamento preliminar da Defesa Civil, os prejuizos já estão avaliados em R$ 50 milhões. O balanço de estragos de Coronel Freitas deve ser feito durante a tarde. 

Maravilha, uma das cidades que também teve grandes estragos com as chuvas, não teve o decreto de calamidade pública reconhecido. Segundo a Defesa Civil, o município não se enquadrava neste tipo de solicitação, e deverá refazer o decreto para situação de emergência. 

Novos números da Defesa Civil 
Ao menos 16 pessoas ainda estavam desabrigadas até a noite desta segunda-feira (20) em Chapecó, no Oeste catarinense, devido à enxurrada que atingiu a região na última semana. Conforme o relatório mais recente da Defesa Civil, divulgado na noite de segunda, subiu para 59 o número de municípios que comunicaram alguma ocorrência relacionada ao fenômeno. 

Segundo a prefeitura, duas famílias, totalizando 10 pessoas, seguiam em um abrigo montado no salão paroquial do bairro São Pedro, em Chapecó. Uma outra família, de seis pessoas, estava no ginásio de esportes do bairro Alvorada. No total, 50 famílias chegaram a ficar desalojadas, totalizando cerca de 180 pessoas. A maioria delas segue na casa de parentes, vizinhos ou amigos. 

A Defesa Civil estadual informou que 26 cidades decretaram situação de emergência no estado. Ao menos oito pessoas ficaram feridas e outras duas morreram em decorrência das chuvas. 

Uma mulher foi arrastada pela correnteza em Coronel Freitas, no Oeste, e um jovem de 19 anos foi atingido por uma descarga elétrica causada por um raio em São Joaquim, na Serra. Pelo menos 1.440 pessoas ficaram desalojadas e 94, desabrigadas. 

Em relação aos prejuízos materiais, 1.263 casas e 85 empresas ficaram danificadas ou destruídas. Também houve 43 infraestruturas e instalações públicas atingidas ou danificadas e 628 infraestruturas danificadas ou completamente destruídas. 


Fonte: ROBERTO LORENZON

Nenhum comentário:

Postar um comentário