IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 21 de dezembro de 2014

Saúde dos ossos: principais doenças, tratamentos e prevenção A reumatologista Emanuela Pimenta explica sobre a saúde dos ossos em todas as idades.

Saúde dos ossos: principais doenças, tratamentos e prevenção
A reumatologista Emanuela Pimenta explica sobre a saúde dos ossos em todas as idades.

O sistema ósseo faz parte do sistema locomotor do corpo humano. Tem papel relevante e imprescindível na sustentação e locomoção, através de seu conjunto de ossos, o esqueleto humano. 


Manter a saúde óssea é imprescindível para qualquer ser humano, uma vez que a locomoção e a sustentação do corpo podem ser prejudicadas em diferentes graus, a depender do osso afetado. Mulheres pós-menopausa, pessoas que fazem uso de glicocorticoides cronicamente e idosos têm a saúde óssea prejudicada devido à influência hormonal no metabolismo ósseo.


Quando devemos começar os cuidados com os ossos?


No caso das mulheres, deve-se preocupar com a saúde dos ossos, no período pós-menopausa. Idosos com fraturas, em uso crônico de corticoides, devem ser constantemente monitorizados.


Atitudes que podem ajudar a manter os ossos fortes e saudáveis

Uma alimentação saudável, rica em cálcio e vitamina D é realmente importante, além da exposição solar de forma racional que é de extrema relevância no metabolismo da vitamina D. Atividade física diária também deve ser preconizada.

Problemas ósseos podem ser identificados em exames de rotina como a densitometria óssea. Dosagens de cálcio sérico e da vitamina D devem ser regularmente realizadas, para possível reposição, em caso de carências. Na vigência de osteoporose, deve-se procurar um reumatologista.

Quais as principais doenças ósseas, como tratá-las e evitá-las?

As principais doenças ósseas são osteoporose e osteoartrose. A osteoporose deve ser tratada com uso de bisfosfonatos, reposição de cálcio e vitamina D. Uma dieta rica nesses nutrientes deve ser preconizada, assim como a exposição solar cautelosa. 

A osteoartrose trata-se de uma doença degenerativa em que medidas comportamentais, como atividade sem carga, fortalecimento de musculatura periarticular devem ser valorizadas sempre. 

A Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) recomenda três estratégias essenciais para manter ossos e músculos fortes na vida adulta:

1) Faça de 30 a 40 minutos de exercício três ou quatro vezes por semana, intercalando exercícios de resistência e peso. Ao envelhecer, os exercícios de resistências são mais importantes. Siga uma dieta saudável para os ossos, que inclui a ingestão de um volume suficiente de cálcio e proteínas, além de frutas e verduras para equilibrar a maior necessidade de proteína. Mantenha níveis suficientes de vitamina D - através de exposição solar, dieta e, se necessário, suplementos.

2) Evite hábitos negativos, como fumar e o consumo excessivo de álcool, e mantenha um peso saudável. As mulheres com peso baixo correm um risco maior que as mulheres com a massa corporal normal.

3) Conheça seus fatores de risco pessoais que podem aumentar o risco de osteoporose. Os fatores de risco mais comuns incluem a menopausa antes dos 45 anos de idade, o uso de glucocorticoides, antecedentes de artrite reumatoide, distúrbio de má absorção (como a doença de Crohn ou celíaco), fraturas em função de fragilidades anteriores e um histórico familiar de osteoporose e fraturas.

http://www.isaudebahia.com.br/noticias/detalhe/noticia/saude-dos-ossos-principais-doencas-tratamentos-e-prevencao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário