Kim Phuc é grata por ter sido atingida por um bombardeio de napalm durante a Guerra do Vietnã. Apesar das queimaduras que marcam 55% do seu corpo, dos 14 meses no hospital, das muitas cirurgias e da dor constante até hoje, Kim acredita que a guerra deu um propósito a sua vida, e que a foto lhe deu um grande poder: ajudar as pessoas.
Protagonista de uma das fotos de guerra mais icônicas de toda a história, hoje ela tem a Kim Foundation, organização que tem como objetivo ajudar crianças que sofreram ferimentos em confrontos armados.
A Guerra do Vietnã
A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que aconteceu no Sudeste Asiático entre 1959 e 1975, o mais longo depois da Segunda Guerra Mundial. A República do Vietnã (Vietnã do Sul) e os Estados Unidos entraram em guerra com a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte), que teve apoio logístico da China, Coreia do Norte e principalmente da União Soviética. Os motivos da guerra foram políticos e ideológicos, com os Estados Unidos apoiando o grupo capitalista e a União Soviética ao lado dos socialistas.
Segundo estimativa da Folha de S. Paulo, de três a quatro milhões de vietnamitas dos dois lados morreram, além de dois milhões de cambojanos e laocianos. Mais de oito milhões de soldados americanos lutaram na guerra. Cerca de 58 mil soldados deles morreram. Os Estados Unidos gastaram mais de US$ 150 bilhões. Em torno de 70% de todos os povoados do norte do país foram destruídos e mais de 10 milhões de hectares de terra ficaram inutilizáveis.
Foram jogadas sobre o Vietnã mais toneladas de bombas do que todas as lançadas durante a 2ª Guerra Mundial, além de experiências com armas químicas e bacteriológicas.
Quanto a sua foto, a da garota do Vietnã, ela sintetizou a realidade do que acontecia no país que estava em guerra com os EUA. Sua foto ajudou a impulsionar o movimento hippie e a reduzir o apoio popular que o governo americano tinha em relação à guerra.
Em 1973, os EUA assinaram um acordo de cessar fogo e em 75 retirou em definitivo suas tropas do território vietnamita.
http://noticiassurpreendentes.blogspot.com.br/2014/03/conheca-historia-de-kim-phuc-icone-da.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário