IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 2 de agosto de 2014

Por que a Água do Mar é Azul ou Verde?




Ao olhar para o mar, geralmente vemos uma coloração azul ou verde, não é mesmo? 

Mas por que vemos a água nestas tonalidade? 

Na verdade a água do mar é transparente, assim como a água de qualquer fonte natural. 

Muitos pensam que o mar aparece azul, pois reflete a luz azul do céu, mas não é por isso. 




Isso acontece porque as partículas de areia e micro-organismos que se encontram na superfície do mar refletem mais a tonalidade azul quando são atingidos pela luz solar doSol, sendo as demais cores absorvidas.



Já a tonalidade verde costuma aparecer nas costas e nas águas próximas às ilhas, por causa dos pigmentos amarelos que se encontram na matéria orgânica de águas e vegetais, que ao se misturarem com o azul origina o verde. 

Existem mares de outras cores? 



Sim, o Mar Negro, que se encontra entre a Rússia e a Turquia, que tem a tonalidade escura, devido à presença de bactérias que produzem ácidos escuros. 



E também o Mar Vermelho, que fica entre a África e a Arábia, que tem a coloração avermelhada, devido a suas águas possuírem poeira rica em ferro. No entanto apenas alguns pontos recebem essa coloração, já que a maior parte da luz refletida é azul.

E quanto ao Rio Negro e o Rio Solimões? 




Pra quem não sabe o rio Negro e Solimões, são dois rios que se encontram no estado do Amazonas. Enquanto as águas do rio Negro são escuras a do Solimões são barrentas e quando os rios se encontram parecem não se misturar formando uma perfeita divisão entre suas cores. 

Mas por que isso acontece?

Bem antes de responder vamos conhecer melhor esses dois rios...


O rio Negro é o maior afluente da margem esquerda do Amazonas, sendo o mais extenso rio de água negra do mundo, contendo 1.700 quilômetros. 
Sua coloração se deve ao fato dos sedimentos decompostos no leito do rio liberarem ácidos que refletem uma coloração mais escura. 

Outro fator importante para isso é que o rio Negro corre em uma área rochosa de formação geológica bem antiga, dessa forma sua passagem não provoca erosão das margens e por isso sua coloração não fica barrosa, como acontece com o Solimões. 


O rio Solimões também tem cerca de 1.700 quilômetros de comprimento. 

A origem de seu nome se deve à presença de tribos indígenas do Yurimaguás em suas margens, as quais receberam o nome de Solimões entre portugueses e espanhóis, que vem do latim Solimum e significa veneno, já que esses índios usavam flechas envenenadas e dardos. 
E por ser um dos povos mais propensos a guerrear que se encontravam na região se destacaram mais dentre os outros e por isso o rio ficou conhecido por este nome. 

Mas voltando à questão da cor, o rio Solimões como corre em uma área em que há formações rochosas mais novas, ocorre erosão e assim é refletida uma coloração barrosa. 

E por que as águas do rio Negro e Solimões não se misturam?

As águas na verdade se misturam, no entanto isso demora a acontecer, devido à diferença de temperaturas e velocidade nas correntezas dos rios. As águas do Negro atingem 22° C e correm mansas, a 2 km/h, já o Solimões atinge 28°C e avança de 4 a 6 km/h. 

E como o Solimões tem maior volume de água após seu encontro com o Negro, são as águas barrentas que chegam ao Amazonas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário